No final de novembro de 2016, o ferreomodelista cubano Manuel Dias Ceballos esteve no Brasil e conheceu os ferreomodelistas da Associação São-Carlense de Ferreomodelismo. Na oportunidade, ele perguntou quantos ferreomodelistas integram a AScFer, a resposta foi uns vinte. E aí ele complementou: -"Vinte é o número de ferreomodelistas de toda Cuba." Em seu notebook ele trouxe muitas fotos e textos de suas modelagens, mostrou para todos, e os cedeu, sendo os mesmos a base desta postagem. Ao centro, Manuel Dias Caballo, no seu notebook e, da esquerda para a direita, os integrantes da AScFer Luiz Matas, Sergio Marini, e Valter Dulce. Fotos 01 e 02
Na Europa, Estados Unidos, Canadá e na grande maioria dos países da América do Sul, praticar ferreomodelismo é muito fácil. Na maioria dos países existem fábricas, lojas físicas e virtuais que, com muitas alternativas, alimentam o hobby. Em Cuba, não. Não há fábricas ou lojas de ferreomodelismo e quem quiser praticá-lo tem que superar muitas dificuldades. Foto 03
Manuel reside na cidade de Cienfuegos e, para ter uma locomotiva em HO de uma ferrovia cubana, é necessário que ele ou um conhecido, vá para um país onde há a fabricação ou venda de materiais rodantes de ferreomodelismo, e lá compre um modelo que se aproxime da cubana. Foto 04
E depois, desmontá-la, Foto 05
fazer as alterações, Foto 06
ou até fabricar, artesanalmente, uma nova carcaça. Foto 07
Detalhar o acabamento, Foto 08
até chegar no modelo desejado. A base da construção foi a locomotiva austríaca ROCO BR 232. Foto 09
E a original é a locomotiva diesel elétrica Russa TE114K da Ferrovia Cubana, utilizada para o transporte de cargas e passageiros. Está em preservação no Museu Ferroviário de Havana, desde 2009. Foto 10
LOCOMOTIVAS
EM "HO"
E assim, e através dos anos, para cada locomotiva cubana, ele foi encontrando um modelo para reproduzi-la na escala 1:87. Essa é uma Baldwin 4-6-0, era utilizada no transporte açucareiro e fabricada nos Estados Unidos, em 1920. Sucateada. Foto 11
A reprodução foi através de uma locomotiva inglesa Bachamann Spectrum. Foto 12
Para a Baldwin 0-6-0, manobreira, fabricada em 1915, Sucateada. Foto 13
Na modelagem foi utilizada uma locomotiva Bachamann. Foto 14
Uma Baldwin Diesel Elétrica VO 660, era utilizada para o transporte de cana-de-açúcar e fabricada em 1947. Sucateada. Foto 15
O modelo usado para a reprodução, foi da americana Stewart Hobbies. Foto 16
Esta é Hershey Diesel Elétrica GE70T, operava no transporte de cana de açúcar, fabricada nos Estados Unidos, em 1948. Sucateada. Foto 17
Para reproduzir a Hershey foi utilizado um modelo Bachamann. Foto 18
Locomotiva General Eletric GE 25T, operava em pátios industriais e fabricada nos Estados Unidos, em 1948. Ainda há três exemplares, duas operando em oficinas ferroviárias e uma preservada no Parque Recreativo Lenin. Foto 19
Para o modelo foi utilizado um kit americano da Grandt Line. Foto 20
ALCO Diesel Elétrica FA2 substituíram as locomotivas a vapor, no transporte de passageiros. Fabricada nos Estados Unidos, em 1950. Há um único exemplar preservado em um centro de recreação de Santiago. Foto 21
Para a réplica da ALCO foi utilizada uma locomotiva da Life Like dos Estados Unidos. Foto 22
Locomotiva Baldwin Diesel Elétrica S8, substituiu as locomotivas a vapor no transporte de carga e passageiros. Fabricada nos Estados Unidos, em 1952. Sucateada. Foto 23
Na modelagem foi utilizada uma locomotiva VO 1000 coreana da Stewart Hobbies. Foto 24
Locomotiva General Motor Diesel Elétrica GM G8, substituiu as locomotivas a vapor e se tornou um grande sucesso no transporte de cargas. Fabricação americana, em 1954. Ainda em operação. Foto 25
Para a reprodução foi utilizado uma locomotiva G22, brasileira, fabricada pela FRATESCHI. Foto 26
Locomotiva MaK Diesel Hidráulica 600D, substituiu as locomotivas a vapor e era utilizada nas composições de carga e passageiros. Fabricada na Alemanha, em 1956. Desativada. Foto 27
Serviu de base para a modelagem, uma locomotiva da americana Hobby Train. Foto 28
Locomotiva Clayton Diesel Elétrica, foi utilizada no transporte de cargas e passageiros. Fabricada na Inglaterra, em 1965. Sucateada. Foto 29
Para a modelagem da Clayton, foi utilizado um modelo inglês da Homby Railways Classe 47. Foto 30
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Locomotiva M62 - Diesel Elétrica, tracionava composições de passageiros. Fabricada na Rússia em 1974, preservada no Museu ferroviário de Havana, Foto 31
Na modelagem da M62, foi utilizado um modelo da alemã Gutzold. Foto 32
Locomotiva ALCO RS2- Diesel Elétrica - usada nos transportes de carga. Fabricada nos Estados Unidos, em 1975. Sucateada. Foto 33
Para reproduzir a RS2 foi utilizado um modelo da americana Life Like. Foto 34
Locomotiva DF7g - Diesel Elétrica, usada no transporte de cargas e passageiros. Fabricada na China, em 2005, Em operação. Foto 35
Para a reprodução foi utilizada uma locomotiva da Bachamann chinesa. Foto 36
LOCOMOTIVAS ESTÁTICAS
EM "O" REPRODUZIDAS EM
CARTÃO
Locomotiva General Motor Diesel Elétrica GM G8, Fabricação americana , em 1954. Foto 37
Locomotiva MaK Diesel Elétrica 600D, fabricada na Alemanha, em 1956. Foto 38
Locomotiva BRISS MGO - Diesel Elétrica, fabricada na França, em 1965. Foto 39
Locomotiva TEM 4. Foto 40
VAGÕES EM "HO"
Os vagões ele mesmo os modela artesanalmente, Foto 41
com placas e perfis de polipropileno. Foto 42
Faz os recortes, as colagens e Foto 43
as montagens. Foto 44
e chega no modelo. Foto 45
Finalizando, Foto 46
as pinturas e a logomarca. Foto 47
Vagões para o transporte de açúcar fabricados na Romênia, em 1967. Foto 48
Tanque de combustível fabricado nos Estados Unidos, em 1920. Foto 4
A reprodução foi por montagem de um kit e modelagem. Foto 50
Tanque de mel de açúcar, fabricado nos Estados Unidos, em 1930. Foto 51
Um vagão tanque da Bachamann serviu para a reprodução. Foto 52
Gaiola para o transporte de cana de açúcar, fabricação cubana, em 1970. Foto 53
Modelo artesanal feito com perfis e placas de polipropileno. Foto 54
CARROS EM "HO"
Carro Motor MAK 820, fabricado nos Estados Unidos, em 1920. Foto 55
O modelo é o resultado da montagem de um kit da Highway Miniatures. Foto 56
Carro Motor BUDD RCD 1 Y 2, fabricado nos Estados Unidos, em 1950. Foto 57
Um modelo Proto 1000 serviu para a reprodução. Foto 58
Carro Pullman, fabricado nos Estados Unidos, em 1940. Foto 59
Serviu para a reprodução um modelo da Bachamann Spectrum. Foto 60
Carro espanhol 500, fabricado em 1987. Foto 61
Serviu para a reprodução um modelo espanhol da IBERTREN. Foto 62
Carro alemão, fabricado em 1998. Foto 63
Serviu para a reprodução um modelo da Roco austríaca. Foto 64
Em abril de 2012, modelou um bonde para o RESTAURANTE EL TRANVÍA, (RESTAURANTE DO BONDE) Fotos 65 e 66
Trata-se da reprodução na escala 1:10, Foto 67
do carro inaugural do serviço de bondes da cidade de Cienfuegos, Foto 68
em 15 de fevereiro de 1913. Foto 69
O grande sonho do Manuel era reproduzir todas as locomotivas, vagões
e carros das ferrovias cubanas. As dificuldades foram e estão sendo
superadas, a coleção está quase completa e já conta com 50 locomotivas!
É maquetista profissional de edificações, centros históricos, indústrias,
baías,..., e Coordenador do Patrimônio Ferroviário de Cuba. Foto 70
VEJA O VÍDEO
CLUBE DE FERREOMODELISMO
CUBANO
O Manuel faz parte do Clube de Ferreomodelismo Cubano que realiza vários encontros anuais, e leva para os mesmos uma maquete modular. DOAÇÕES Como também as dificuldades são grandes, o Clube de Ferreomodelismo Cubano aceita doações de acessórios usados de ferreomodelismo em HO, Foto 71
rodeiros, truques, motores, engates Kadee número 5, rolamentos, chassis, carcaças, placas eletrônicas, e mais tudo aquilo que for parte de material rodante. Se você tem aí na sua gaveta, ou no baú algum desses acessórios e queira doar, mande por correio para: Foto 72
CRÉDITOS:
Fotos:
01 e de 05 a 72 e vídeo: Manuel Dias Ceballos
02: AScFer - Associação São-Carlense de Ferreomodelismo
03 e 04: Google Mapas
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Manuel Dias Ceballos
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 97.
Abraços, Alfeo.
Se você também tem trens LIONEL e ainda não faz parte do CTT,
mande um e-mail para: alfeo.rohm@yahoo.com.br ou no
Alfeo,
ResponderExcluirParabéns por mais esta bela pesquisa, uma verdadeira aula.
Abraço.
Antonio Carlos
Восхищаюсь проделанной работе, столько труда.
ResponderExcluirTradução do comentário acima: Do grego, Admiro o trabalho realizado, tanto trabalho.
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