• 0
  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 13 - A Volta do Ferrorama

| |
O meu Amigo Renato Chimirri do São Carlos em Rede, me escreveu em 22 de junho, e no final do seu e-mail ele citou: "Abraços e o Ferrorama vai voltar pra nossa alegria!!" E aí, eu prometi a ele uma Estação sobre a volta do Ferrorama. Chimirri, ai vai:

A Volta do Ferrorama
A notícia ao lado é do Caderno TV do Jornal O Estado de São Paulo - 13 a 19 de junho de 2010 - Ano 18 - Nº 240.

Abri o link indicado, e fiquei conformado, eu não sou o único contaminado por trem. Na comunidade "Volta Ferrorama" do Orkut , nesta data, 26/6/2010, tem mais 3041!




A
tomou conhecimento dessa comunidade criada em 11 de outubro de 2005, e resolveu investir no apelo "Volta Ferrorama", e o desafio foi lançado, assista:



A Equipe liderada pelo Marco Aurélio Silva, o Markora, teve que desenvolver um estudo de logística, pois foram 110 metros de trilhos para cumprir os 20 Km de percurso, na Espanha. O ultimo ensaio foi no Ibirapuera - SP: Confira o vídeo:



Em 07 de junho, já na Espanha, e no caminho para Santiago de Compostela, foi dada a largada para a conquista dos 20Km, clique na tela e confira as dificuldades:

E depois de três dias e três noites de muitas superações e 20Km percorridos, o trenzinnho chegou na Catedral de Santiago de Compostela. Equipe Heróica! Veja:



Eles assumiram o desafio, venceram, e estão garantindo a volta do Ferrorama Clássico dos anos 80 e 90!

Os modelos "XP" foram fabricados de 1980 a 1985.








E os modelos "SL", de 1988 a 1997.











E para encerrar a série, em 1997 a Estrela
produziu o Ferrorama SL 5000 - Beto Carrero.
Há mais ou menos três anos, a Estrela relançou o Ferrorama, mas bem longe daqueles modelos clássicos, e isso causou uma profunda decepção em todos aqueles que curtiram aqueles trenzinhos na sua infância. Houve até quem dissesse que se parecia com os trenzinhos do Paraguai...

Mas agora já é realidade, os modelos clássicos poderão voltar, e todos aqueles que comandaram um ferrorama nas décadas de 80 e 90, vão poder voltar a ser criança! Muitos deles hoje são ferreomodelistas, mas continuam fiéis aos "XP" e os "SL".

A Estrela já se manifestou, confira:

Clique na foto para ampliar, ou Portal EXAME

Querendo ver outros vídeos, ou saber mais sobre esta façanha:
http://www.voltaferrorama.com.br/ 
http://www.youtube.com/voltaferrorama   
comunidade Volta Ferrorama - ORKUT

Fotos: Google Imagens
Logo " Volta Ferrorama" - Orkut
Colaboraram: Maria Nazareth e Daniel Gobato Röhm
Referência bibliográfica: A história do ferreomodelismo no Brasil - Frateschi, Celso - 2007.

Agosto está pertinho, vamos aguardar volta do Ferrorama juntos, ok?
Obrigado por sua agradável companhia, e até a Estação 14.
Abraços, Alfeo.

19 comentários :

Anônimo disse...

Maravilha!
Ganhei meu XP 1400 em 1984 e tenho ele ate hoje comigo. Muito bom que poderei ter a coleção sem passar pelos mercenários do Mercado Livre....

Gilberto P Luizello (((BETO))) disse...

Que Bom!
Tudo que se refere a trens é e sempre será muito bem vindo!
Bela Matéria!

Sandro disse...

Hoje eu vi o catálogo do lojista e tive uma enorme decepção. O modelo do ferrorama apresentado não era o original (os das séries XP e SL) e sim o modelo relançado ha 3 anos!

Unknown disse...

bom ja estamos em agosto e ai cade o ferrorama e aonde podemos comprar,gostaria muito de saber

José Alfeo Röhm disse...

Cara Viviane, eu também e todos que curtem o Ferrorama estão em busca de respostas...
Entre na comunidade "Volta Ferrorama" do Orkut e confira no fórum as discussões, tem uma em particular que vale a pena você acompanhar: "Catálogo do Ferrorama causa decepção"
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=5696036
Abraços, Alfeo.
Lugar do Trem

Anônimo disse...

sá acho meio descaso da estrela pois estamos já em agosto e até agora nehuma saisfação

Anônimo disse...

Sou fã do ferrorama desde pequeno e já tenho 26 anos e ainda tenho vontade de comprar um.
Gostaria de saber cade o Ferrrama de Volta??

Evandro - Ferraz de Vasconcelos - SP
evandro.raymundo@hotmail.com

José Alfeo Röhm disse...

Caro Evandro, o Ferrorama já está nas lojas, mas causou uma grande decepção em todos aqueles que esperavam pelo relançamento dos modelos clássicos dos anos 80 e 90! O modelo lançado, contempla somente a galera jovem e mais se parece com mais um trenzinho mad Paraguai, lamentável!!!
Confira: http://www.youtube.com/watch?v=nExEoXSXE18
Abraços, Alfeo.
Lugar do Trem

Anônimo disse...

Uma lástima! Não aprenderam com o erro quando lançaram em 2008 aquele fracasso pela New Toys e, agora, dois anos após a Estrela vem com essa coisa chinesa e desproporcional, que está mais para o antigo Big-trem que pra Ferrrama? Fiquei tão indignado com este brinquedinho e só voltei a ficar indignado do mesmo jeito, quando o salário dos parlamentares pulou pra quase 62%!!!
Quem sabe agora, em 2011, com aumento de tributo sobre os brinquedos importados para maior estímulo da produção interna, a Estrela volte a manufaturar seus produtos e não importá-los. Não queremos controle remoto, nem bonequinhos, arvorezinhas e esse nhem, nhem, nhem todo! Queremos aquele Ferrorama em várias versões, réplicas de trem original, bem acabados e duráveis, com locomotivas, desvios, réplicas de vagões de passageiros, carga etc., inclusive com novos modelos de locomotivas elétricas e diesel, mas réplicas de trem, não trenzinho de parque de diversões, por favor! Esses caras têm a matriz na fábrica, se quiser, eles produzem! Presidente, cumpra sua palavra! O desafio de percorrer 20 quilômetros com um Ferrorama até Santiago de Compostela foi cumprido, e da sua parte? Genéricos não valem! Se o Sr. não tem palavra e não cumpre suas promessas, vá para a política!!!

José Alfeo Röhm disse...

Caro Anônimo, o pior de tudo é que todos nós acreditamos, apostamos e esperamos. E por acreditar é que esta Estação foi postada, que decepção!!! Acabou a credibilidade, nuca mais...
Abraços, Alfeo - Lugar do Trem

Snowmeow disse...

Para quem se interessar, algumas informações extras sobre o Ferrorama:

--Foi licenciado para o Brasil com permissão da japonesa Tomy, fabricante original, que o vendia no Japão com o nome "Super Rail Black" e nos EUA, com o nome de "Switch-a-Rail";

--Os modelos de locomotivas do Ferrorama são os japoneses D-51 (Vapor) e ED-75 (Elétrica);

--A escala usada no Ferrorama é a Escala S (1:64, se não me engano), com trilhos de 22,42mm, ou seja, se alguém tem um trem elétrico escala S, pode usar material do Ferrorama, como vagões.

Anônimo disse...

Pessoal, é uma pena mas a realidade é que o ferrorama, que conheci e tive em minha infancia já era....fica apenas a lembrança de um ótimo brinquedo. Segue um link com a verdadeira locomotiva elétrica. http://www.youtube.com/watch?v=PVPbQVMgbM0

Anônimo disse...

Há duas semanas comprei a edição limitada do Ferrorama XP100, na Ri-Happy. Vamos aos detalhes: • A embalagem que acomoda o trem, trilhos, vagões etc., não é de isopor, mas de papelão vermelho (acho que pra tentar baratear e, mesmo assim, não sai por menos de R$219,00, em até 6x no cartão); • A locomotiva, vagão cargueiro e carvoeiro são idênticos ao clássico, porém, não há detalhes pintados ou decalques; vêm uma cartela com adesivos para você na locomotiva, laterais, carvoeiro, porta do vagão de carga, sinaleiro e retorno; • Ainda na locomotiva, o que difere esta do XP100 original é a cor da tinta das rodas, que não é cromada, mas um cinza tom de aço escovado, mais escuro que o cromado, porém meio fosco, mas não tira a originalidade do ferrorama; • O molde usado nos trilhos parece o mesmo, porém não tem a pintura cromada que dava aquela impressão de serem de ferro, é todo preto (acho que aquela edição Beto Carreiro, a última, já era assim); • O material plástico usado é bem melhor que aquela versão vergonhosa de 2010. Em suma, pra quem quiser e puder comprar, acho que não se arrependerá como se arrependeram aqueles que compraram o “ferrorama” 2010; é bom para aqueles que querem aumentar suas composições e trilhos ou simplesmente iniciar as crianças no maravilhoso e rico mundo do ferreomodelismo (aliás, meu melhor presente quando criança), ou para quem quer apenas tê-lo como uma lembrança nostálgica e deixá-lo guardado de troféu, como eu, afinal é uma edição limitada de apenas 5000 unidades. Detalhe: esse não é made in China, pois vêm gravado Made in Brazil – Estrela, sob a locomotiva. Entrei em contato com a própria Estrela perguntando se relançariam as caixas maiores: XP300, 400, 500. Não souberam responder e limitaram a pedir pra esperar a próxima feira de brinquedos a realizar-se em abril de 2012. De qualquer jeito, o meu XP100 já está em mãos. Feliz Natal!!!

Anônimo disse...

Por essas e outras que dou muito valor ao meu SL 5000 (Beto Carrero) que comprei em 99 e só montei umas 6 vezes. Está tudo novinho desde a caixa, isopor e até o manual. É sem dúvida a melhor versão.
garcia.loc@ig.com.br

Anônimo disse...

Pois eh pessoal, e eu sigo feliz com o meu sl 5000 eletronico completo na caixa

╚╬╝ЯØg€Я K@ЯiØkǺ╚╬╝ disse...

Puxa, tô tão impressionado com tudo isso, os comentários, as matérias, os vídeos, achava que eu era um Homem que não tivesse crescido!,rs mas pelo que ví não sou o único!,rs tive meu 1º ferrorama aproximadamente em 1981 quando eu tinha 9a e sempre me juntava com um colega pra juntar o meu XP 100 com o XP 300 dele, ficava tão emocionante, nos divertíamos muito, logo depois com o passar dos anos apareceram outros modelos mais completos e infelizmente não tive, pois já me tornara um adolescente e tinha vergonha de ficar brincando,rs mas morria de vontade de me juntar à aquelas crianças que brincavam com os novos, hoje fiquei sabendo do relançamento justamente do XP 100, será que vai ficar só neste modelo ou será que irão relançar todos os outros e mais alguns modelos novos?, abraços á todos que assim como eu são eternos saudosistas deste brinquedo tão marcante que foi para todos nós!

Marcos Roberto disse...

Adorei....valeu galera...pois vou poder realizar um sonho de criança...pois na época não tinha condição de comprar um fica nos portões olhando as crianças brincar, mora em uma favela em Araçatuba-sp, hoje como funcionário público posso comprar. Neste natal estava empenhado em montar uma mini-cidade em volta da arvore de natal, então resolvi pesquisar um ferrorama para circular em volta da arvore, acabei achando vocês e descobrindo esse tesouro que a volta do ferrorama da estrela....legal....quero um vou correr pr comprar um pr mim...e realizar meu sonho de criança...obrigado mesmo ...!!!
Roberto

Paulo Berlanga disse...

Meu maior sonho é ter um ferrorama, como compra por um preço bom ?

Lugar do Trem disse...

Olá Paulo Berlanga.
Obrigado por acompanhar o Lugar do Trem!
Confira no Mercado Livre, sempre tem alguns à venda.
Abraço, Alfeo

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!