e que, após a sua autorização, passou a ser a logomarca histórica da Companhia Paulista de Estradas de Ferro - CP,
voltará a ter vida no
Foto 04
Um sonho de 40 anos que começa a se tornar realidade!
Os objetivos do projeto contemplam a preservação do Patrimônio Público e a História Ferroviária de São Carlos e da CP - Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Foto 05
A locomotiva Baldwin que se encontra na Praça Brasil na Vila Nery, vai ser levada para as Indústrias Votorantim para reforma e restauro. A previsão para a execução dos trabalhos é de aproximadamente seis meses. Foto 06
Para receber a locomotiva restaurada, o trecho de linha métrica que existia no vão central da plataforma que servia o ramal para Água Vermelha e Santa Eudóxia, será reimplantado.
Foto 07
Foto 07
E a Estação Ferroviária de São Carlos, uma das poucas preservadas, terá mais um detalhe da sua originalidade. - Foto 08
até a Estação Conde do Pinhal que se localiza nos fundos e à esquerda do Posto Castelo, num total de 11 Km. Fotos 09,10 e 11
Neste video produzido pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, é possível ver o trajeto que o trem a vapor estará fazendo quando os 11 Km de trilhos estiverem implantados. Ligue o som e vamos juntos:
Como é um projeto de alto custo, inicialmente será implantado entre a Estação Cultura e a Praça Itália, com 1200m de trilhos de bitola métrica. Naquela praça será construída a Estação Praça Itália, com plataforma para desembarque e embarque de passageiros. Fotos 13 e 14

Os trilhos serão reimplantados no leito original existente que servia o ramal de bitola métrica da CP, à esquerda da via da América Latina Logística - ALL. Foto 15
Seguirá limitando os fundos da antiga Companhia e Fiação de Tecidos São Carlos, a "Tecidão". Foto 16
Continuando, passará no pontilhão sobre a ruaItália, tradicional Travessa 8 da Vila Prado. Naquele trecho ferroviário ainda é possível encontrar uma seção da linha de bitola métrica daquele antigo ramal. Estes trilhos são detalhes valiosos e vão contribuir muito na reimplantação da via. Foto 17
Após o pontilhão da Travessa 8, inicia-se o limite de divisa com a antiga Cooperativa de Lacticínios São Carlos. Nos fundos e sobre o terreno onde era o leito do ramal da CP, foi construído um escritório. Hoje, toda a área pertence ao Savegnago Supermercados, e lá será mais uma loja da rede. Entendimentos entre a Prefeitura de São Carlos e a diretoria daquela Empresa estão em andamentos, e já é certo que o Savegnago se tornou o primeiro parceiro do "Caminho dos Pinhais". O escritório será demolido para permitir a reutilização do antigo leito ferroviário. Foto 18
Quando a segunda fase do projeto for implantado, voltaremos a ver essa imagem, um trem a vapor passando sobre o pontilhão da Praça Itália. Foto 21
Mas, outras imagens serão revividas como estas da antiga sub-estação da CP. Ela não está mais como mostrada no video, muita coisa mudou! Foi invadida e depredada, mas a Vila Ferroviária e a Estação Hipódromo ainda estão lá:
Caminho dos Pinhais, um sonho de 40 anos se tornando realidade...
Créditos:
Fotos:
01 - Logotipo CP - José Alfeo Röhm
02 - Conde do Pinhal - Google Imagens
03, 04 ,05, 06, 09, 11, 12 e 19 - Fundação Pró-Memória de São Carlos
10 - Posto Castelo - Google Imagem
07, 08, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 -Geraldo Godoy - ABPF
20 e 21 - Foto Arte -José "Alemão" João, anos 50
Colaboraram:
Ana Lúcia Cerávolo - Fundação Pró-Memória de São Carlos
Daniel Gobato Röhm
Geraldo Godoy - ABPF
José Luis Braz Leme
Maria Nazareth Gobato Röhm
Renato Locilento- Fundação Pró-Memória de São Carlos
Obrigado por sua agradável companhia, vamos nos encontrar, certamente, na Estação 21.
Abraços, Alfeo.
Tweet


