• 0
  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 20 - CP - Caminho dos Pinhais

| |

O brasão que pertenceu ao um dos fundadores da cidade de São Carlos - SP,

e que, após a sua autorização, passou a ser a logomarca histórica da Companhia Paulista de Estradas de Ferro - CP,

voltará a ter vida no Fotos 01,02 e 03



Na noite de 09 de novembro de 2010, no auditório Bento Prado Jr. do Paço Municipal de São Carlos, o Prefeito Oswaldo Barba Duarte Filho, o vice prefeito Emerson Leal, a presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo, e o coordenador da Regional de Araraquara, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF Geraldo Godoy, apresentaram o projeto "CAMINHO DOS PINHAIS", para a implantação do trem turístico cultural a vapor em São Carlos.
Foto 04
Um sonho de 40 anos que começa a se tornar realidade!




Os objetivos do projeto contemplam a preservação do Patrimônio Público e a História Ferroviária de São Carlos e da CP - Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Foto 05







A locomotiva Baldwin que se encontra na Praça Brasil na Vila Nery, vai ser levada para as Indústrias Votorantim para reforma e restauro. A previsão para a execução dos trabalhos é de aproximadamente seis meses. Foto 06




Para receber a locomotiva restaurada, o trecho de linha métrica que existia no vão central da plataforma que servia o ramal para Água Vermelha e Santa Eudóxia, será reimplantado.
Foto 07




E a Estação Ferroviária de São Carlos, uma das poucas preservadas, terá mais um detalhe da sua originalidade. - Foto 08







O projeto é ambicioso, prevê a ligação da Estação Ferroviária até a Estação Conde do Pinhal que se localiza nos fundos e à esquerda do Posto Castelo, num total de 11 Km. Fotos 09,10 e 11








A Estação Conde do Pinhal foi restaurada há alguns anos pela família Botelho, proprietários do Posto Castelo, mas durou pouco, foi depredada. Para a chegada da Baldwin e dos carros de passageiros, ela terá que passar por nova recuperação; mas não faltarão parceiros. Foto 12




Neste video produzido pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, é possível ver o trajeto que o trem a vapor estará fazendo quando os 11 Km de trilhos estiverem implantados. Ligue o som e vamos juntos:
Créditos: no final do vídeo

Como é um projeto de alto custo, inicialmente será implantado entre a Estação Cultura e a Praça Itália, com 1200m de trilhos de bitola métrica. Naquela praça será construída a Estação Praça Itália, com plataforma para desembarque e embarque de passageiros. Fotos 13 e 14








Os trilhos serão reimplantados no leito original existente que servia o ramal de bitola métrica da CP, à esquerda da via da América Latina Logística - ALL. Foto 15








Seguirá limitando os fundos da antiga Companhia e Fiação de Tecidos São Carlos, a "Tecidão". Foto 16








Continuando, passará no pontilhão sobre a rua
Itália, tradicional Travessa 8 da Vila Prado. Naquele trecho ferroviário ainda é possível encontrar uma seção da linha de bitola métrica daquele antigo ramal. Estes trilhos são detalhes valiosos e vão contribuir muito na reimplantação da via. Foto 17



Após o pontilhão da Travessa 8, inicia-se o limite de divisa com a antiga Cooperativa de Lacticínios São Carlos. Nos fundos e sobre o terreno onde era o leito do ramal da CP, foi construído um escritório. Hoje, toda a área pertence ao Savegnago Supermercados, e lá será mais uma loja da rede. Entendimentos entre a Prefeitura de São Carlos e a diretoria daquela Empresa estão em andamentos, e já é certo que o Savegnago se tornou o primeiro parceiro do "Caminho dos Pinhais". O escritório será demolido para permitir a reutilização do antigo leito ferroviário. Foto 18


Para compor o trem, os carros de passageiros em madeira, poderão ser fabricados ou reformados, mas outros carros que estão em desuso em vários páitos ferroviários, também estão sendo analisados. Foto 19






Assim que o "Caminho dos Pinhais" for implantado, um trem igual ao que está à direita na foto, voltará para o mesmo local da Estação Ferroviária de São Carlos. Os ferroviários da época e todos os que viveram a era do vapor em São Carlos vão se emocionar e reviver suas histórias. Foto 20


Quando a segunda fase do projeto for implantado, voltaremos a ver essa imagem, um trem a vapor passando sobre o pontilhão da Praça Itália. Foto 21







Mas, outras imagens serão revividas como estas da antiga sub-estação da CP. Ela não está mais como mostrada no video, muita coisa mudou! Foi invadida e depredada, mas a Vila Ferroviária e a Estação Hipódromo ainda estão lá:

Créditos: No título do vídeo

Caminho dos Pinhais, um sonho de 40 anos se tornando realidade...

Créditos:
Fotos:
01 - Logotipo CP - José Alfeo Röhm
02 - Conde do Pinhal - Google Imagens
03, 04 ,05, 06, 09, 11, 12 e 19 - Fundação Pró-Memória de São Carlos
10 - Posto Castelo - Google Imagem
07, 08, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 -Geraldo Godoy - ABPF
20 e 21 - Foto Arte -José "Alemão" João, anos 50

Colaboraram:
Ana Lúcia Cerávolo - Fundação Pró-Memória de São Carlos
Daniel Gobato Röhm
Geraldo Godoy - ABPF
José Luis Braz Leme
Maria Nazareth Gobato Röhm
Renato Locilento- Fundação Pró-Memória de São Carlos


Obrigado por sua agradável companhia, vamos nos encontrar, certamente, na Estação 21.
Abraços, Alfeo.

8 comentários :

Anônimo disse...

Que MARAVILHA de Noticia!
Que Deus abençoe todos que estão por traz dessa maravilha!
Meus parabéns São Carlos.
(((BETO)))

Ludmilla disse...

Uma iniciativa para ser brindada! Para os que viveram naquela época, será como voltar no tempo e para os demais, será a chance de sentir a história pulsar nos trilhos de São Carlos! Parabéns aos idealizadores desse grandioso projeto e também àqueles que o apoiam!

Anônimo disse...

Muito legal, ainda bem que coisas assim acontecem!! Parabens aos responsáveis! Ro.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, fiquei emocionado
com a bela idéia,fantástico!

Rosimar Celenze

Anônimo disse...

Prezado Sr. José Alfeo, gostaria de parabenizá-lo primeiramente pelo blog, pois as postagens são maravilhosas, com muito conteúdo e sabedoria (INCRÍVEL!!!). Nessa postagem "caminho dos pinhais" achei fantástica a iniciativa da prefeitura e dos organizadores, mas achei muito melhor a iniciativa do blog de divulgar tal ação. Percebo que a cada visita ao blog, o numero de visitantes cresce muito, o que demonstra a qualidade do que o Sr. apresenta!

Espero encontrá-lo nas próximas estações.

Parabens mais uma vez.

Anônimo disse...

Caro Alfeo.
Uma bela pesquisa parabéns.
Vc saberia me informar sobre um engenho de nome Victória de propriedade E. Johnston & Co. Ltda. Construído nos fins do século XIX,em São Carlos do Pinhal, em estilo Queen Anne? Poderia ser em vez de engenho um escritório de exportação de café e açucar com o mesmo nome.
Agradeceria muito se assim souber alguma informação.
Obrigada Stella
Meu e-mail: stella@portalartes.com.br

Anônimo disse...

Existe tudo isso que eu li? 11/4/2012

José Alfeo Röhm disse...

Caro Anônimo, obrigado por acompanhar o "Lugar do Trem". Sim tudo existe, mas trem turístico ainda não foi implantado. Abraços, Alfeo.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!