Nos anos 60 e 70, os praticantes de ferreomodelismo em São Carlos - SP, eram poucos, talvez três ou quatro. Os que se dedicavam ao hobby tinham que comprar tudo importado da loja "Alfredo Lupatelli Trens Elétricos", em São Paulo. Assim também foi com o falecido são-carlense Sr. Julio Arab. Inicialmente, ele montou uma maquete MÄRKLIN, na residência em que morava, na Rua Geminiano Costa, 350. Foto 01
Entre 1984 e 1985, seu filho Junior a transferiu para um dos barracões anexo à sua fábrica de espelhos "Regit Arab", na Rua Roberto Simonsen, 218 , ao lado da Escola SENAI "Antonio Adolpho Lobbe" e atrás da Estação Ferroviária. Foto 02
Era uma maquete de 6m de comprimento por 3m de largura em HO e corrente alternada. No centro, entre os trilhos laterais, havia os contatos centrais, conhecidos como "terceiro trilho". Era uma maquete MÄRKLIN. Foto 03
O lastro dos trilhos era metálico e incorporado aos mesmos; lembrava pedrisco cinza. Foto 04
As locomotivas eram pesadas, as carcaças eram metálicas e os vagões e carros de passageiros, em chapa de ferro. Foto 05
Junto à rotunda, havia o depósito de locomotivas; as portas se abriam automaticamente com a aproximação das locomotiva, para a entrada e saída das mesmas. .Foto 06
As edificações VALMER e FALLER, eram réplicas dos prédios alemães e europeus, como as estações ferroviárias. Foto 07
A estação de Neuffen, com o telhado bem inclinado por causa da neve, Foto 08
Aqui, uma serraria para o preparo das madeiras. Foto 09
Os detalhes estavam também no depósito de locomotivas, com iluminação natural no telhado e Foto 10
na oficina. Foto 11
Não podia faltar a fábrica de cerveja WESTERN UNION. Foto 12
Salões comerciais com sótão e Foto 13
residência com chaminé por causa da lareira. Foto 14
Um depósito de manutenção da ferrovia e Foto 15
uma cabine de comando de desvios da estação de Marbach (Neckar) e Foto 16
mais à esquerda havia outra cabine. Foto 17
A caixa d´água, para o abastecimento das locomotivas a vapor e Foto 18
o abastecedor de óleo para as chaminés das locomotivas a vapor que ,depois de aquecido pela resistência, soltava fumaça. Foto 19
No pátio havia vários guindastes operacionais, giravam em suas bases e levantavam fragmentos de ferro por um eletroímã. Foto 20
Um sobrado de esquina com salões comerciais no térreo e residência nos andares superiores. Foto 21
A estação de Bergheim e Foto 22
mais um depósito de locomotivas. Foto 23
No fundo e ao lado dos trilhos, havia um monjolo com a roda d´água e Foto 24
à esquerda, uma torre de transmissão. .Foto 25
Em 1989, aquela maquete foi desmontada e hoje compõem três menores que foram montadas pelo ferreomodelista Julio Arab Junior. Esta maior, Foto 26
que é articulada e que pode ser guardada dentro do armário, permitindo o uso do espaço para outras finalidades. Foto 27
Opera em corrente continua e o material rodante é FLEISCHMANN Foto 28
Nos ramais e pelas ruas da maquete estão alguns carros, vagões e locomotivas MÄRKLIN. e Foto 29
No pátio, um vagão-guindaste, Foto 30
defronte aos salões comerciais, um carro de bagagens, destinado ao transporte das malas dos passageiros. Foto 31
e atrás da fábrica de cerveja WESTERN UNION, um carro raro da MÄRKLIN da série 800.
VÍDEO 01 - MAQUETE FLEISCHMANN
A segunda, a menor, opera em corrente contínua, com material rodante FRATESCHI.Foto 32
No seu interior está um engenho a vapor operacional WILESCO. Colocando-se fogo sob a caldeira com água, depois libera-se o vapor e a pressão movimenta o conjunto mecânico. Foto 33
E a terceira, que opera em corrente alternada, Foto 34
O SR. JULIO ARAB FOI UM DOS PRIMEIROS FERREOMODELISTAS DE SÃO CARLOS - SP
FALECEU EM 2005, AOS 72 ANOS E SUA ARTE ESTÁ SENDO MANTID A PELO FILHO
JULIO ARAB JUNIOR.
É A HISTÓRIA DO FERREOMODELISMO PRESERVADA!
CRÉDITOS: FOTOS: 01: Acervo da Família Arab 02: Google Mapas 03 a 36: José Alfeo Röhm VÍDEOS: 01 e 02: José Alfeo Röhm Brinquedo a Vapor WILESCO: Youtube - Mario Cesar Roling PARTICIPARAM: Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm CONTRIBUIRAM: Julio Arab Junior
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente, na Estação 66.
Abraços, Alfeo.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo e cite seu nome e e-mail no final.
1 comentários :
Muito avançado pra época, legal.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!