• 0
  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 65 - Uma Maquete MÄRKLIN Dos Anos 70

| |
Nos anos 60 e 70, os praticantes de ferreomodelismo em São Carlos - SP, eram poucos, talvez três ou quatro. Os que se dedicavam ao hobby  tinham que comprar tudo importado da loja  "Alfredo Lupatelli Trens Elétricos",  em São Paulo. Assim também foi com  o falecido são-carlense  Sr. Julio Arab. Inicialmente, ele montou uma maquete MÄRKLIN, na residência em que morava, na Rua Geminiano Costa, 350.  Foto 01





Entre 1984 e 1985, seu filho Junior a transferiu para um dos barracões anexo à sua fábrica de espelhos "Regit Arab",  na Rua Roberto Simonsen, 218 , ao lado da Escola SENAI "Antonio Adolpho Lobbe" e atrás da Estação Ferroviária.   Foto 02



Era uma maquete de 6m de comprimento por 3m de largura em HO e corrente alternada. No centro, entre os trilhos laterais, havia os contatos centrais, conhecidos como "terceiro trilho".   Era uma maquete MÄRKLIN.    Foto 03

O lastro dos trilhos era metálico e incorporado aos mesmos;  lembrava pedrisco cinza.  Foto 04

As locomotivas eram pesadas, as carcaças eram metálicas e os vagões e carros de passageiros, em chapa de ferro.   Foto 05



Junto à rotunda, havia o depósito de locomotivas; as portas se abriam automaticamente com a aproximação das locomotiva, para a entrada e saída das mesmas.    .Foto 06



As edificações VALMER e FALLER,   eram réplicas dos prédios alemães e europeus, como as estações ferroviárias.    Foto 07



A estação de Neuffen, com  o telhado bem inclinado por causa da neve,   Foto 08




Aqui, uma serraria para o preparo das madeiras.   Foto 09



Os detalhes estavam também no depósito de locomotivas, com iluminação natural no telhado e      Foto 10


 na oficina.   Foto 11


Não podia faltar a fábrica de cerveja WESTERN UNION. Foto 12


Salões comerciais com sótão e    Foto 13


residência com chaminé por causa da lareira.    Foto 14


Um  depósito   de  manutenção da ferrovia  e      Foto 15


uma cabine de comando de desvios da estação de Marbach (Neckar) e            Foto 16


 mais à esquerda havia outra cabine.   Foto 17


A caixa d´água, para o abastecimento das locomotivas a vapor e     Foto 18



o  abastecedor de óleo para as chaminés das locomotivas a vapor que ,depois de aquecido pela resistência,  soltava fumaça.    Foto 19


No pátio havia vários guindastes operacionais, giravam em suas bases e levantavam fragmentos de ferro por um eletroímã.     Foto 20



Um sobrado de esquina com salões comerciais no térreo e residência nos andares superiores.      Foto 21



A estação de Bergheim e      Foto 22


mais um depósito de locomotivas.     Foto 23



No fundo e ao lado dos trilhos, havia um monjolo com  a roda d´água  e        Foto 24


à esquerda,  uma torre de transmissão.    .Foto 25



Em 1989, aquela maquete foi desmontada e hoje compõem três menores que foram montadas pelo ferreomodelista Julio Arab Junior. Esta maior,       Foto 26



que é articulada e que pode ser guardada dentro do armário, permitindo o uso do espaço  para outras finalidades.     Foto 27



Opera em corrente continua e o material rodante é FLEISCHMANN     Foto 28



Nos ramais e pelas ruas da maquete estão alguns carros, vagões e locomotivas MÄRKLIN.   e   Foto 29



No pátio, um vagão-guindaste,      Foto 30



defronte aos salões comerciais, um carro de bagagens, destinado ao transporte das malas dos passageiros.   Foto 31



e atrás da fábrica de cerveja WESTERN UNION, um carro raro da MÄRKLIN da série 800.


VÍDEO 01 - MAQUETE  FLEISCHMANN





A segunda, a menor, opera em corrente contínua,  com material rodante FRATESCHI.   Foto 32



No seu interior está um engenho a vapor operacional WILESCO. Colocando-se fogo sob a caldeira com água, depois libera-se o vapor e a pressão movimenta o conjunto mecânico.     Foto 33




E a terceira, que opera em corrente alternada,    Foto 34



exclusivemente     Foto 35



MÄRKLIN.   Foto 36

VÍDEO 02 - MAQUETE MÄRKLIN



VEJA MAIS:


O  SR.  JULIO  ARAB  FOI  UM  DOS  PRIMEIROS  FERREOMODELISTAS  DE  SÃO  CARLOS  -  SP 
FALECEU  EM  2005,  AOS  72  ANOS  E  SUA  ARTE  ESTÁ  SENDO  MANTID A PELO  FILHO  
JULIO ARAB JUNIOR.
É  A  HISTÓRIA  DO  FERREOMODELISMO  PRESERVADA!


CRÉDITOS:
FOTOS:
01: Acervo da Família Arab
02: Google Mapas
03 a 36: José Alfeo Röhm
VÍDEOS:
01 e 02: José Alfeo Röhm
Brinquedo a Vapor WILESCO: Youtube - Mario Cesar Roling
PARTICIPARAM:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
CONTRIBUIRAM:
Julio Arab Junior

Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente, na Estação 66.
Abraços, Alfeo.

OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo e cite seu nome e e-mail no final.

1 comentários :

Altino Rocha Tininho disse...

Muito avançado pra época, legal.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!