A história da Sinhá Moça começou Foto 01 CLIQUE SOBRE AS FOTOS QUE AMPLIAM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmZ1eqLX1YGB8v2hlpjp_h4LVmtJoxms_LFOpQUU6JMXU-J5LSU9PNrHQT4tQJVlWOP_svvCCFKcn-italLwlfQpsXD_ZG8HOonkKl_6KSFT8og5A2AV9Lq0LQCu5M4X9n8N43PNvZrmA7/s320/Usina-Serra-Grande-4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5Yjd8Qx0NT8D0so33Kz5NGUHD4GTmT1SbcEfRVGKL62A8lbDfJ-i3P4E5TdKYStAJn4CuzJiJfxc7Ugj1RGUdHDv2_A_VCiOq6IMfGFFCLEpmgXcooRE6Qpe778rnhpwQfZdhWxQRhe11/s320/Loco+1-2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbcR9_pavJ5E1pVp3jtvyIfVso4H-q5C7lQ0fUycGCi9T47TEHJ46z9HH492rtv-YAuSNbVRo-K8XmCSQb84sMScYM0hxYqH92vkSs3F5gxsnjA8-5-NhFYVXhfCWnfUoV6yNbkrajsq7Y/s320/41-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
E, na frota das locomotivas da EFUSG, passou a ser a Nº 1, com as seguintes características: Peso: 12.600Kg - Rodeiro: 2-2-2 - Capacidade de carga: entre 60 e 70 toneladas - Modelo: 928 - Data de fabricação: 1907 - Fabricante: Kerr Stuart & Co. Ld - London & Stoke Foto 06
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyGbW3n_OQ2wS_Ss3Tqn-Blksabf2-vryhuNaEgp6xp_m3Hv4CmC3JCdBddTCbHj-SbNmBZ0dlefBULr4YSWt4ItIIBduTV164pYCcHxXwPYrJpA5jC8MQvpso50k60LB2KxWOa9D8CsGA/s320/43-3-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLVQ7jYRXxk7dmAojR9ZwM27ZCLzGeWOiPYxyihdOLPqMls4czTKhCnIXrn5GKJuIoCiBGk-o7O5duOFr1tC2ZZc9MMoC-xuYuwXkTL7w5mIRbumnEgdHak2bm5OC5qpmnjr2DJu5GIWZg/s320/39-1-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
Por ser pequena, encanta a todos
que por lá passam. Foto 12
DE SEGUNDA-FEIRA À SÁBADO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNgdflJTbN8DTMciChyphenhyphenRkgsPYrBimMNGdLdf_UWofjl1aSd7_shBpXQiKkJ5Wt9kpyAYtVVkk4UKrz-YMWSUK6TUtqx61Tz7wp9MLGRCeH4iBlprUj4WWp56UWuHAEd33xZrnXySREsa7p/s320/27-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
De segunda-feira à sábado, fica estacionada ao lado da loja de conveniência e, é possível ver suas braçagens, Foto 13
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZuIbFl40-QzPtIM22Y-ycSxDvjPnQeMugoXJAVZ1x0EUl6V_jhX2DKNWdXLRx9RgWEF_fJbTQvJHpgE2TXDL2auYVKAPFdODxlMVa8SnGT3M3Ocv46lmNHErK7My74u_GymRtq06KLbBW/s320/34-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1EUcmuriArO0cO21xmqtudEONaGCP9Kz1Rq0p52fZQiaVfTgTqPW5QLNR6wofgoxALvhaLX1qwsWBdUiSpS_0cKxHI9fhyphenhyphenzRusAFHP5-0IQhVZzHN06RcDknzxKw2eHyLMm_TtZyp_3cD/s320/32-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBocz_nbndgSuI_DUUQgE3NKLV7yyCfUDKXqFc_3fi6Jit6j629DLFMs7u2F908ewmjVz7uFt3EYCU7piE2rnaLLO29wLqsTUrcWDrHZXIbFfQyOYCXA59CP-arYMFmIczRP1F0xMn4awm/s320/40-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNjV11h7WiwlsDzfr7AAhjGZfxNIxHsUf8JurRGA2wDT9IgjziJckd39bUchcmiAxnf-2VtTbBNgLvm1zHGknFMNWoBGvq28WyUXuqZV1gdj0j4NjzTCqFc15YxELHN-xwRka6ts7cY8HW/s400/85-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
AOS DOMINGOS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIM1PJvlf-ja0BbnYc0b3PGutcQUUGoQviGeqITXsB-V6BLIjBBEnrH0iErXNjM3BPveDwSJsKL6N2UyzdbsStWPAC7L6SDFQtuufH3BnLP0yyFbrkI9ulbW4iRpI6L_QV1mdV4mqoBspp/s320/50-1-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgq3aAsqA13-O0edGNridLLTT5-3FmthdBlaJ5Eq1TVGdwHdlfjS5iPOYkpkXUDx0N_-5XXek7LckJBiRXxjcVV__H8ogk9zdXP9R5_jdh2OafKkTvxK32wBqJLtbQ7SCLbFDzOAIqXPtWP/s320/62-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
Na parede, mosaicos em azulejos registram momentos da história de Santa Cruz do Rio Pardo. Estação Sorocabana Foto 29
VEJA O VÍDEO
PAINÉIS DA
HISTÓRIA
Sobre a história de Santa Cruz do Rio Pardo, da Estrada de Ferro Sorocabana - EFS, e do Graal Estação Kafé não faltam informações São oito painéis, frente e verso, localizados na entrada do conjunto, e ao lado da ferrovia, com textos sobre: Estação Kafé - Espaço Cultural, A Comida Caipira, O Doce Caipira, A Sociedade Cafeeira, Os Imigrantes Italianos, A Terra Roxa, A Estação Sorocabana, Sinhá Moça e o Vagão, e Alimentação sobre trilhos, Foto 34
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpiQy1ClgnAPAPqLKXzsJWiAFnX58bI3J5gQOsERR7aM-v554BeDmJjohUcq2YDIKvCJEBYu_kGG1jvKAgDjR91qpHINDHWpxf701pzgtfGcXSo-msc2jQFEpzX_JFwRmCeAKUpy-QulgH/s320/53-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVI4QVEPQJdv5A9Zw7zeEh6PzzGQCtpIyUkMuwwCBTaZj-XA-bK1TGfgM6HX1qTf0VQUmhX0mHR5txF9ySEUemYqFvdH8B8Yz2iHZEdY7leZjz5nEW081fiovifIzXHOny8kAIAiRbW8Fm/s1600/86-1-SCRP-29-8-17-Alfeo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge4rV_NqVFezuRANR05mkexkYnKYORknFEqfSo9SplZU8SjoPiqcRcGdi7hPBPeIQfR5AsFLQVSJVoYz_EfT_CbaANdWA_8LDh75hWABIujkFDaDoIvcSSfoSruV55NgbImtUIT5D_jfEw/s320/31-SCRP-29-8-17-Daniel.jpg)
VEJA MAIS
01, 12 a 16, 20 a 25
27, 35 a 37 e 39: Daniel Gobato Röhm
02 e 03: Historia de Alagoas
05 ,07, 08 e 09: Nicholas Burmann- Estações Ferroviárias do Brasil -Ralph Minucci Giesbrecht
04, 06, 10, 11, 17 a 19, 23, 24,
26, 28 a 34 e 38: José Alfeo Röhm
FONTES:
Painéis existentes na entrada do Graal Estação Kafé http://www.estacoesferroviarias.com.br/ferroviaspart_norte/efusinaserragrande.htm - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.estacoesferroviarias.com.br/alagoas/serragrande.htm - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/scrpardo.html - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.historiadealagoas.com.br/os-estrangeiros-em-sao-jose-da-lage.html - História de Alagoas
http://www.sindacucar-al.com.br/sindacucar/historico/ - Sindaçúcar Alagoas
PARTICIPARAM:
Maria Nazareth, Daniel, Lika e Gabriel Röhm
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 100.
Abraços, Alfeo.
QUERENDO UTILIZAR AS FOTOS, OU OS TEXTOS, FIQUE A VONTADE, MAS, CITE OS CRÉDITOS.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
4 comentários :
Grande Alfeo.
Complementando as informações sobre a Sinhá Moça:
A locomotiva foi adquirida pelo Sr. Pedro Gonçalves, proprietário da empresa KG-Therm Manutenção de Caldeiras Lta. , de Pindamonhangaba. Além da Kerr Stuart, o mesmo Sr. Pedro comprou mais duas locomotivas em usinas do Nordeste. Todas elas em péssimo estado. A primeira a ser vendida foi para a Rede Graal (Posto Kafé). O nome "Sinhá Moça" foi dado pelo próprio Sr. Pedro. A segunda a ser restaurada e vendida foi destinada à Prefeitura de Rio Acima, onde operou até recentemente, o Trem das Cachoeiras. A terceira locomotiva, marca Bagnall, foi vendida para a Prefeitura de Jacutinga, MG. O carro de passageiros dp Pòsto Kafé também foi construído na KG-Therm com mão-de-obra de aposentados da E.F. Campos do Jordão.
Após ver as fotos da locomotiva e vagões abandonados é muito bom ver a locomotiva linda e em funcionamento! Valeu pela ótima matéria amigo Alfeo!
Maravilha!!!!!
LINDA RECUPERAÇAO FERROVIARIA...PARABENS
UM DIA IREI CONHECER.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!