A história da Sinhá Moça começou Foto 01 CLIQUE SOBRE AS FOTOS QUE AMPLIAM
Para o transporte da cana de açúcar e dos funcionários, existia a Estrada de Ferro da Usina Serra Grande. Foto 03
Aquela fábrica produzia locomotivas por encomendas, também padronizadas e citadas no catálogo. A encomenda era feita por telegrama, onde eram informados o modelo da locomotiva, código telegráfico e acessórios desejados. Meses depois a locomotiva chegava ao cliente. No catálogo da KERR STUART, a 928, era mencionada como "Brazil Type" (Nicholas Burmann, 2003) Foto 05
E, na frota das locomotivas da EFUSG, passou a ser a Nº 1, com as seguintes características: Peso: 12.600Kg - Rodeiro: 2-2-2 - Capacidade de carga: entre 60 e 70 toneladas - Modelo: 928 - Data de fabricação: 1907 - Fabricante: Kerr Stuart & Co. Ld - London & Stoke Foto 06
Em 2007, tornou-se centenária e em 2008, mudou de São José da Lage, em Alagoas para Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo. Foi comprada pelo Foto 10
e em julho de 2008, quando aquele conjunto foi inaugurado com o posto de cobustíveis, restaurante, loja de coveniência e centro cultural, participou da inauguração e foi batizada de Foto 11
Por ser pequena, encanta a todos
que por lá passam. Foto 12
DE SEGUNDA-FEIRA À SÁBADO
De segunda-feira à sábado, fica estacionada ao lado da loja de conveniência e, é possível ver suas braçagens, Foto 13
subir os degraus e entrar na cabine, onde estão os comandos e a fornalha, e através das janelas com vidros e telas, Foto 15
ter a visão do maquinista, dos trilhos e da réplica da Estação Ferroviária de Santa Cruz do Rio Pardo. Foto 16
Além de visitar a Sinhá Moça, é possível conferir o carro de segunda classe engatado nela, que foi construído Foto 19
tendo como modelos, os carros da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ, do início dos anos 1900. Foto 20
AOS DOMINGOS
Aos domingos é o que há de melhor! Logo cedo o tanque de água da Sinhá Moça é abastecido. Na fornalha da caldeira, são colocados pedaços de madeira, e acesa. Após umas seis horas, já com pressão do vapor estabilizada, das 11h às 16h, é colocada em operação, e transporta os passageiros por um percurso de um pouco mais que 100 metros. A viagem começa na Estação Kafé, Foto 24
Na parede, mosaicos em azulejos registram momentos da história de Santa Cruz do Rio Pardo. Estação Sorocabana Foto 29
VEJA O VÍDEO
PAINÉIS DA
HISTÓRIA
Sobre a história de Santa Cruz do Rio Pardo, da Estrada de Ferro Sorocabana - EFS, e do Graal Estação Kafé não faltam informações São oito painéis, frente e verso, localizados na entrada do conjunto, e ao lado da ferrovia, com textos sobre: Estação Kafé - Espaço Cultural, A Comida Caipira, O Doce Caipira, A Sociedade Cafeeira, Os Imigrantes Italianos, A Terra Roxa, A Estação Sorocabana, Sinhá Moça e o Vagão, e Alimentação sobre trilhos, Foto 34
e muito detalhado. Estando em Santa Cruz do Rio Pardo ou de passagem, não deixe de conferir: SP 225 - Rodovia Engenheiro João Batista Cabral - Km 316,5. Fotos 37 e 38
Aos domingos, antes de ir, confirme se a locomotiva estará em operação, (14) 3372-1353. O Lugar do Trem esteve lá em uma terça feira de agosto, foi muito bom. Voltará em um domingo e vai fazer uma volta ao passado viajando no trem a vapor, vai ser ótimo! Foto 39
VEJA MAIS
01, 12 a 16, 20 a 25
27, 35 a 37 e 39: Daniel Gobato Röhm
02 e 03: Historia de Alagoas
05 ,07, 08 e 09: Nicholas Burmann- Estações Ferroviárias do Brasil -Ralph Minucci Giesbrecht
04, 06, 10, 11, 17 a 19, 23, 24,
26, 28 a 34 e 38: José Alfeo Röhm
FONTES:
Painéis existentes na entrada do Graal Estação Kafé http://www.estacoesferroviarias.com.br/ferroviaspart_norte/efusinaserragrande.htm - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.estacoesferroviarias.com.br/alagoas/serragrande.htm - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/scrpardo.html - Ralph Minucci Giesbrecht
http://www.historiadealagoas.com.br/os-estrangeiros-em-sao-jose-da-lage.html - História de Alagoas
http://www.sindacucar-al.com.br/sindacucar/historico/ - Sindaçúcar Alagoas
PARTICIPARAM:
Maria Nazareth, Daniel, Lika e Gabriel Röhm
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 100.
Abraços, Alfeo.
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4 comentários :
Grande Alfeo.
Complementando as informações sobre a Sinhá Moça:
A locomotiva foi adquirida pelo Sr. Pedro Gonçalves, proprietário da empresa KG-Therm Manutenção de Caldeiras Lta. , de Pindamonhangaba. Além da Kerr Stuart, o mesmo Sr. Pedro comprou mais duas locomotivas em usinas do Nordeste. Todas elas em péssimo estado. A primeira a ser vendida foi para a Rede Graal (Posto Kafé). O nome "Sinhá Moça" foi dado pelo próprio Sr. Pedro. A segunda a ser restaurada e vendida foi destinada à Prefeitura de Rio Acima, onde operou até recentemente, o Trem das Cachoeiras. A terceira locomotiva, marca Bagnall, foi vendida para a Prefeitura de Jacutinga, MG. O carro de passageiros dp Pòsto Kafé também foi construído na KG-Therm com mão-de-obra de aposentados da E.F. Campos do Jordão.
Após ver as fotos da locomotiva e vagões abandonados é muito bom ver a locomotiva linda e em funcionamento! Valeu pela ótima matéria amigo Alfeo!
Maravilha!!!!!
LINDA RECUPERAÇAO FERROVIARIA...PARABENS
UM DIA IREI CONHECER.
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