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  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 10 - Estrada de Ferro Vale do Panema - EFVP

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No X Encontro de Ferreomodelismo das Indústrias Reunidas Frateschi, em agosto de 2006, Campinas-SP, prestei uma homenagem a um dos primeiros ferreomodelistas do Brasil:

LINNEU ÁLVORO FLORET

Nasceu em 11 de agosto de 1909, em Jaú - SP. Começou no ferreomodelismo, na sua cidade natal em 1926 com os trens que ganhava do pai. Em 1932 passou a fabricar suas primeiras locomotivas, vagões e trilhos e nos finais de semana montava a ferrovia no quintal de sua casa e ficava horas no comando, juntamente com a família.

Em 1945, trabalhando como bancário, foi transferido para AvaréSP e, em fevereiro de 1955, para São Carlos - SP. Construiu uma bela residência à Rua São Sebastião, Nº 1448, sendo que a área inferior da mesma foi projetada para abrigar a mesa ferroviária e a oficina de fabricação e montagem de modelismo ferroviário. Montou uma mesa em forma de “O”, com 10m de comprimento por 5m de largura, que ocupava uma área de 50m² e servia de base para os trilhos nas escalas HO e 0, em corrente alternada, ele a chamava de "Estrada de Ferro Vale do Panema - EFVP". Naquela época pouco se falava de ferreomodelismo, mas os vizinhos e principalmente as crianças do quarteirão eram os passageiros mais frequentes da ferrovia.

Na oficina, usinava, fundia, ajustava e montava os componentes metálicos, formando os rodeiros, truques, chassis e conjuntos de engrenagens. Transformava os fios esmaltados em relés, AMVs, induzidos e grandes transformadores, (fontes de alimentação). Das madeiras, fabricava os dormentes, vagões e carros de passageiros.

Modelava as chapas de latão, alumínio e ferro para as conformações das locomotivas e automotrizes. Sua preferência sempre foi pela escala 0.

Era gerente do Banco do Brasil, mas dedicou-se ao estudo e prática do ferreomodelismo por paixão. Para poder fabricar as vias permanentes e todo material rodante, aperfeiçoou-se em desenho técnico, mecânica, eletricidade, eletrotécnica e eletrônica.

O Engenheiro. Celso Frateschi, quando era aluno do Curso de Engenharia da USP de São Carlos nos anos 60/70, foi passageiro a EFVP.

Linneu faleceu aos 79 anos, em 15 de maio de 1988, em São Carlos-SP.
Em outubro de 2003, a família Floret presenteou-me com todo o acervo; a mesa ferroviária está em fase final de remontagem na chácara do Férreo Amigo Alan Fankhauser em São Carlos - SP, e todo material rodante, preservado no "Lugar do Trem".

Esta é uma homenagem a LINNEU ÁLVARO FLORET, um dos pioneiros no ferreomodelismo brasileiro, que graças ao seu empreendedorismo, superou todas as dificuldades; começando a fazer realidade ferroviária em miniatura, em 1932.

Agradecimentos:
Ao Lourival Floret, filho do Linneu, por ter me fornecidos todas as informações e fotos B&P.
Aos Férreos Amigos de São Carlos que me ajudaram no transporte e montagem da mesa de homenagem.
Às Indústrias Reunidas Frateschi pela colaboração no resgate da História do ferreomodelismo no Brasil.
São Carlos, 19 de agosto de 2006.
José Alfeo Röhm

A Estrada de Ferro Vale do Panema no tempo:



Em 1926 em Jaú, Linneu já tinha seus trens comprados pelo pai. Na foto a parente Lizetita de cavalinho num dos trens dele.














O Jornal "Correio da Manhã" do Rio de Janeiro noticiou em 22 de julho de 1933 a construção de uma das locomotivas de EFVP.


















Já em 1943, em Pederneiras - SP, continuou a fabricar seus próprios modelos na escala 1:43, construindo também uma ferrovia no jardim da residência onde morava com os pais.













Naquele mesmo ano fabricou o Trem Unidade, uma replica
perfeita daquele da LIONEL, e
o incorporou à Ferrovia do Panema de três trilhos.










Os carros de passageiros que são répicas dos da LIONEL foram modelados nos anos 50.










Nos anos 60 a ferrovia já estava em São Carlos, e um dos modelos que o Linneu modelou foi este duplex de FA-1







A "Jóia da Coroa", nos anos 70 fabricou em latão o mais lindo modelo de sua coleção, a Locomotiva a Vapor Consolidation, douradinha.







Além do material rodante, o Linneu fabricava também as vias, os trilhos, os dormentes, e os AMVs, desvios.
Com a evolução da ferrovia, o trilho central foi substituído por um fio de cobre e os contatos passaram a ser em cada dormente através de uma alça do fio transpassada.





















E com todos os vagões, carros de passageiros, locomotivas, trilhos, dormentes e AMVs, o Linneu Álvaro Floret construiu a sua ferrovia; "Estrada de Ferro Vale do Panema"






A Ferrovia tinha até carimbo para identificar os documentos, acervo bibliográfico e passagens.






Desde 2003 que todo o material rodante está sendo preservado e colocado em funcionamento periodicamente, e em breve voltará para os trilhos originais da EFVP.


















Os modelos raros da MÄRLIN e da LIONEL complementavam o acervo da EFVP.
Se o Linneu Álvoro Floret estivesse entre nós, certamente teria muita História pra contar, e estaria fazendo parte do Grupo "Chamado aos Três Trilhos - CTT", onde os Férreos Amigos da escala 0 - 1:43 se encontram semanalmente por e-mails, e anualmente em algum Encontro dos 3 Trilhos.








Fotos: Em B&P, Lourival Floret.
Trem Unidade - LIONEL, Wood Color - Mercado Livre
.
logotipo da LIONEL, Google Imagens.

Foi ótimo estar em sua companhia, obrigado e até a proxima Estação.
Forte abraço, Alfeo

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