• 0
  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 09 - Dia do Ferroviário

| |




Dia 30 de abril comemora-se o Dia do Ferroviário, para homenagear os atuais profissionais das ferrovias e os ex ferroviários, uniram-se as seguintes Instituições de Araraquara: AFA - Associação de Ferreomodelismo. ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, UNIARA - Centro Universitário e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura - FUNDART, e organizaram o



1º ENCONTRO DE FERREOMODELISMO, PRESERVAÇÂO E MEMÓRIA FERROVIÁRIA DE ARARAQUARA.






Nos dias 01 e 02 de maio, no Saguão Sagrado da entrada da Estação, houve filas para a assinatura do livro de presença recordando as filas das bilheterias da EFA - Estrada de Ferro Araraquara, e da CP - Companhia Paulista, lembrando também os embraques e desembarques das pessoas dos trens.
Foto 01





A plataforma ficou repleta de expositores e visitantes, um grande sucesso! Muitas maquetes, muita gente visitando.

No Mercado de Pulgas, uma grande prática democrática, onde tudo se vendeu e tudo se comprou, teve até uma placa da
LIONEL que o Sr. Celso Frateschi chegou primeiro e comprou para presentear seu irmão Helio, uma raridade! Eu fiquei na vontade... Mas está em ótimas mãos o Hélio Frateschi também coleciona LIONEL.
Fotos 02 e 03




Além das maquetes ferroviárias, havia mais duas diferentes, uma de um parque de diversões, e a outra de uma fábrica de turbinas, ambas operacionais desenvolvidas pelo maquetista Edmundo de Souza morador em Araraquara. um show!
Fotos 03 e 04
Vejam os vídeos:















O Marcos Claudimo, mais conhecido por "Marcos Bomba" junto à programação da Rádio UNIARA FM, levou sua coleção de brinquedos antigos, alguns daqueles que aparecem aqui, na Estação o5, estavam lá expostos.
Foto 05





A EQUIPE organizadora levou para o Evento maquetes férreas de várias Associações de Ferreomodelismo da região, Araraquara, Bebedouro, Jau, Ourinhos, São Carlos,...

As alegrias e os brilhos nos olhos estavam principalmente nos olhares das crianças vendo os pequenos trens passando nas maquetes, e os trens reais na ferrovia. Essas crianças nunca andaram de trem! Mas os adultos também voltaram a ser crianças.... Fotos 06 e 07





Felizes também estavam os ex-ferroviários, como o Sr. Luis Manoel com noventa e um anos, que vestiu a velha farda ferroviária e levou o trem modelado por ele para expor.
Fotos 08 e 09






O diorama do Douglas Onça homenageou a saudosa MOGIANA.
Além do detalhismo do modelo, em seu entorno havia fotos raras das locomotivas a vapor e carros de passageiros. Obra de arte!
Foto 10





O almoço? Foi no Bar da Estação no comando do Bisão & Vera e filhas, coxinhas feitas pela Mãe do Luis Carlos Felice - Presidente da AFA, fantásticas! Detalhe, a campainha da Estação tocava na época dos trens de passageiros para anunciar as chegadas dos mesmos, no sábado e domingo, tocava e anunciava a chegada das coxinhas. Foto 11






O sucesso foi tão grande, que no estacionamento defronte à Estação não haviam mais vagas.
Parabéns para toda a EQUIPE que planejou e construiu esse Evento, esse trabalho poucos viram e poucos sabem!
Vocês lançaram mais uma semente em terreno fértil. Foto 12



Fotos: 01, 06, 07, 11 e 12 - Joel Nunes do Prado.


Obrigado pela companhia, abraços e até a próxima Estação, Alfeo.



0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!