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O último trem de passageiros que parou na Estação Ferroviária de São Carlos - SP, foi em março de 2001. Foto 01
Com a diminuição dos trens, também ocorreu a desocupação de várias salas administrativas e o Arquivo Histórico Contemporâneo - AHC da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, passou a ocupar aqueles ambientes. Em 1998, dois anos antes da desativação dos trens de passageiros, a Prefeitura Municipal iniciou a ocupação da Estação Ferroviária e lá passou a ser a sede da
Fotos 02 e 03
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A Fundação assumiu o prédio e, junto com a Prefeitura, passou a mantê-lo e conservá-lo. Em março de 2001, quando o último trem de passageiros parou em São Carlos, a Estação Ferroviária já havia se tornado o embrião de um centro cultural.
Naquele ano, a Pró-Memória se consolidou e criou três divisões: Divisão de Arquivo e Documentação,
Divisão de Preservação do Patrimônio e Divisão de Pesquisa e Divulgação. Também no mesmo ano, iniciou o processo junto à Coordenadoria do Patrimônio Público Federal, solicitando a cessão do prédio da Estação Ferroviária para o município de São Carlos. Foto 04
A Estação Ferroviária ganhou um novo nome:
e a plataforma passou a ser um grande palco. E onde havia os passageiros, passou a ter o público, vendo e participando de exposições, feiras, shows e cursos. Fotos 05 e 06
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As feiras passaram a promover também o artesanato da cidade. Foto07
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As exposições, também contemplaram a história e a cultura dos povos, como a dos imigrantes japoneses. Foto 08
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Durante o mesmo período, muitas estações ferroviárias brasileiras foram abandonadas,
Foto 09 - Estação fFrroviária de Cachoeira Paulista - SP
Foto 09 - Estação fFrroviária de Cachoeira Paulista - SP
saqueadas,
Foto 10 - Estação Ferroviária de Tamoyo - Araraquara - SP
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Foto 11 - Estação Ferroviária de Dr.Privat - 10Km de Granja - Ce
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Foto 12 - Estação Ferroviária de Arrojado Lisboa - Belo Vale - MG
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Diferentemente, na Estação Ferroviária de São Carlos não houve tempo para o vandalismo, a invasão, saques e depredações. Todas as ações culturais que foram praticadas, somadas à manutenção e conservação do edifício pela Fundação Pró-Memória, serviram de sustentabilidade para o processo que iniciou-se em 2001. E, depois de muitas trocas de documentos durante onze anos, finalmente, em 22 de novembro de 2012, a cessão tão esperada aconteceu. Foto 13
Além do majestoso prédio da Estação passaram a ser do domínio municipal, as edificações junto ao pátio ferroviário: A Casa da Rádio PRT 9 da Companhia Paulista, Foto 14
a Casa das Chaves dos AMVs, aparelhos de movimentação de vias, ou desvios, Foto 15
a casinha junto à cabeceira esquerda do armazém, Foto 16
e o armazém cafeeiro que serviu para armazenar os sacos de grãos nos anos áureos do café. Foto 17
Para quem o vê de frente, não percebe suas dimensões, internamente ainda tem a calha original da Companhia Paulista, com os trilhos por onde os vagões gôndola entravam para fazer o transporte do café. De largura, mede aproximadamente uns 50m, Foto 18
e de comprimento, uns 100m. Durante vários anos serviu de depósito da Prefeitura. Entre 2011 e 2012, teve o telhado reformado, internamente passou por uma grande limpeza e dedetização e passou a abrigar o arquivo da Fundação Pró-Memória. São aproximadamente 5.000m² que poderão servir para a educação e a cultura são-carlense. Foto 19
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Em suas paredes externas ainda existem as marcas dos acontecimentos após a era do café. Foi um deposito de cimento "COPAS" e de cal. Fotos 20 e 21
Participaram do protocolo da cessão, a Superintendente do Patrimônio da União - SP, Ana Lúcia dos Anjos, (assinando); o ex-Prefeito Municipal, Oswaldo Baptista Duarte Filho e esposa, e a arquiteta Ana Lúcia Cerávolo, ex-presidente da Fundação Pró-Memória. Foto 22
Foto 23
UM MARCO HISTÓRICO E EXEMPLAR PARA O PATRIMÔNIO PÚBLICO!
Fotos:01: Itirapina Agora
02 e 05: Fundação Pró-Memória
03: Fundação Pró-Memória - Marcelino Lima
04 São Carlos Oficial
06, 07, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 e 223 Alfeo
08: Jornal 1ª Página - 29 de fevereiro de 2012 - Patrícia Ribeiro
09: Facebook Lilian Carvalho
10: ESTAÇÕES BRASILEIRAS - Marcelo Thomaz
11: CIDADES FANTASMAS
12: ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS do BRASIL - Henrique N.P. Castro
22: Prefeitura Municipal de São Carlos
Pesquisa:
ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS do BRASIL - São Carlos-SPFundação Pró-Memória
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 48.
Abraços, Alfeo.
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4 comentários :
Alfeo, Deveríamos ter mais dessas ações em nossa Brasil.
Hérico - EFPP - herico@bn.com.br
Amigo Alfeo,
Belíssimo exemplo da cidade de São Carlos na preservação da história ferroviária e ótima utilização de um bem público.
Walter - CTT.
Alfeo, esse é uma belo exemplo de utilização de um bem público. Não só evitou que o imóvel fosse completamente destruído pelos vândalos como agora ajuda na preservação da nossa memória ferroviária, além de servir como ponto de disseminação da cultura.
Parabéns pelo texto e pelas ilustrações. Ficaram ótimos!
Alfeo,
São Carlos está dando um exemplo a ser seguido pelo Brasil. Infelizmente, o patrimônio ferroviário é notícia quando registra a ação dos vândalos.
Parabéns por mais essa aula sobre a história de São Carlos.
Antonio Carlos
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