Para quem tem o vírus ferroviário rodando pelos trilhos da veias e das artérias, tudo que é alusivo às ferrovias e ao ferreomodelismo é muito importante. Uma telha, um tijolo, um ladrilho, uma placa, um parafuso de fixação dos trilhos, uma pedra do lastro, um fragmento de argamassa de um acidente, tudo é disputado e quando conquistado, é guardado em lugar de destaque, como troféu. Em janeiro de 2012, o Jochen, amigo do meu filho foi para a Alemanha e foi visitar a MÄRKLIN. na cidade de Göppingen .Quando voltou, me presenteou com essa medalha. Ele contou que na frente do Museu da MÄRKLIN, tem uma máquina, na qual se coloca uma moeda de 1 €, e outra de 5 centavos de €. Foto 01
Gira-se a manivela e a moeda de Fotos 02 e 03
é prensada e transformada na medalha. Internamente, no museu, ela tem valor de moeda, e é possível utilizá-la para compras.
Na foto 01, ela está 2,5 vezes maior do que a original. É em cobre, tem 32mm de comprimento, 22mm de largura, e 1mm de espessura. Na largura, assemelha-se à moeda brasileira de 5 centavos de Real. Foto 04
Theodor Friedrich Wilhelm Märklin. Era uma fábrica de brinquedos, como carrinhos, bonecas, cozinhas, navios, carrosséis, peões, etc. Em 1891, apresentou, na Feira da Primavera de Leipzig, o primeiro trem de ferro elétrico em movimento, com os trilhos em forma de "8". Foi o início do grande sucesso, e durante estes 122 anos, a MÄRKLIN vem mantendo a tradição de fabricar ferreomodelismo em corrente alternada, contemplando, principalmente, os ferreomodelistas alemães e europeus, que praticam o ferreomodelismo dos 3 trilhos. Ser presenteado com um suvenir com essa tradição, realmente é uma grande honra! Ela está guardada em local de destaque juntamente com as demais lembranças ferroviárias, Logo 01
Este broche da SPR - São Paulo Railway, e o distintivo abaixo, foram adquiridos na lojinha do Museu Ferroviário de Paranapiacaba, SP, no 14º Encontro de Ferreomodelismo, em 28 de novembro de 2009. A SPR começou a ser construída pelos ingleses em 15 de março de 1860; foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867 e administrada por ingleses, até 13 de setembro de 1946, quando foi encampada pelo governo federal. Foto 05
Em 27 de setembro de 1948, passou a ser EFSJ -
Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Nota: Em 1880, meu bisavô, o engenheiro Karl (Carlos), Röhm veio da Alemanha para contribuir com os ingleses na operação da SPR. Foto 06
Peso para papel com o logotipo da CP -Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Eu o comprei em 08 de julho de 2006, no 3º Encontro de Ferreomodelismo de Bebedouro. A CP foi fundada por brasileiros em 16 de dezembro de 1867, e inaugurada em 11 de agosto de 1872. Operou até 1971, quando foi absorvida pela FEPASA - Ferrovias Paulista Sociedade Anônima. Foto 07
Broche da CP - Companhia Paulista de Estradas de Ferro, foi presente do saudoso amigo Joel Nunes Prado em 12 de dezembro de 2009. Foto 08
Chaveiro da automotriz A2 da EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão, foi adquirido em uma lojinha de artesanato daquela cidade em 19 de maio de 2008. A EFCP começou a ser idealizada em 1877, pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, ligando Pindamonhangaba a Campos do Jordão. O objetivo era o transporte de tuberculosos para Campos de Jordão para serem tratados. Obtiveram a concessão em 1910, e a construção iniciou-se no mesmo ano. Foi inaugurada em 15 de novembro de 1914. Provavelmente, foi a única ferrovia brasileira construída para o transporte de doentes. Hoje, é uma ferrovia turística administrada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Foto 09
Chaveiro de uma das locomotivas a vapor da EFCJ. Na lojinha de artesanato, eu procurei por um chaveiro da "Catarina", a primeira locomotiva daquela ferrovia, como não tinha, comprei esse. Foto 11
Chaveiro de uma locomotiva a vapor, esse é de 04 de outubro de 2009, da loja de conveniência do Posto Castelo, em São Carlos. Foto 12
Ficha de desbloqueio das catracas da EFSJ - Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Foi desenvolvida pela ferrovia para acabar com as filas nos guichês de compra de passagens. Eu a ganhei no final dos anos 50, do meu tio Nelson Röhm, em Ribeirão Pires - SP. A EFSJ foi a sucessora da SPR, em 1946. Operou até 1957, quando foi absorvida pela REFESA, Rede Ferroviária Federal. Foto 13
A ficha tem o diâmetro externo muito próximo da moeda de 10 centavos de Real. Foto 14
Chaveiro e abridor de garrafas da AFA - Associação de Ferreomodelismo de Araraquara.
Eu o adquiri em 12 de dezembro de 2009, na loja de ferreomodelismo "De Ponte" daquela cidade. A AFA é a mais antiga associação de ferreomodelismo da região. Iniciou com um pequeno grupo, em 1987, e tornou-se pessoa jurídica, em 10 de março de 2009. Foto 16
Este, é da edição de 2012 da Feira da Barganha de São Carlos. Houve dúvidas sobre o que era, e através da lista de e-mails do amigo Wanderley Duck, os amigos de Araraquara, Geraldo Godoy e Rodolfo Brabetz esclareceram:
Foto 18
Parafuso de fixação de trilho no dormente. Eu o encontrei há uns quatro anos, próximo da passagem de nível da Rua General Osório em São Carlos. Está bastante oxidado e com a rosca desgastada.
Foto 20
Fragmento de argamassa, que se desprendeu da
face frontal da plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos, em 17 de julho de 2010, quando um vagão descarrilou e colidiu com a mesma. As letras estão em alto relevo e em negativo, como se fosse um carimbo. No tijolo onde ele estava assentado, haviam as letras em baixo relevo "MB". Foto 21
face frontal da plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos, em 17 de julho de 2010, quando um vagão descarrilou e colidiu com a mesma. As letras estão em alto relevo e em negativo, como se fosse um carimbo. No tijolo onde ele estava assentado, haviam as letras em baixo relevo "MB". Foto 21
Do mesmo acidente, em 17 de julho de 2010, um tijolo que foi arrancado da plataforma pelo vagão descarrilado. Neste, a marca da olaria é diferente; a primeira letra é um "N" invertido e, em alto relevo, lê-se, "ИIERO". O fragmento e o tijolo, provavelmente são da época da reforma da Estação pela Companhia Paulista que a reinaugurou em 1908. Foto 22
E, em 26 de fevereiro de 2013, quando eu estava finalizando esta postagem, o amigo Luiz Carlos Porto, o "Tunão", me presenteou com essa almotolia da CP. Era utilizada para aplicar óleo em mecanismos ferroviários que necessitavam de lubrificação. Foto 23
São algumas relíquias ferroviárias sem grandes valores monetários, mas cada uma delas tem muitas histórias pra contar...
VEJA MAIS:
em português,
(clique no tradutor)
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CRÉDITOS:
Fotos:
01, 13 e 14 e 15 Daniel Gobato Röhm
02 - Colnect
04 a 12, e de 16 a 23 - José Alfeo Röhm
Logos:
01: MÄRKLIN
Fontes:
SPR e EFSJ: Novo Milênio
CP: Álbum Ilustrado da CP - 1868 - 1918 e Marco Aurelio Silva
EFCJ - Locomotiva "Catarina": Campos do Jordão Cultura.com,br
LIONEL RAILROADER CLUB
LIONEL
Wikipedia
LIONEL RAILROADER CLUB
LIONEL
Wikipedia
Participaram:
Geraldo Godoy
Geraldo Godoy
Luiz Carlos Felicce
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Jochen
Rodolpho Brabetz
Wanderley Duck
Rodolpho Brabetz
Wanderley Duck
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 49.
Abraços, Alfeo.OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
6 comentários :
Dizer "Parabéns" é dizer pouco Alfeo, quero é falar MUITO OBRIGADO por tantas alegrias em seu riquíssimo blog que nos remete à infância e a um tempo há muito desvanecido, aprendemos sempre e muito contigo e teu blog está cada vez melhor!
'Bração".
Valentim
Alfeo, Suas matérias são mesmo fantásticas!
Muita informação e variedades maravilhosas!
Que delicia que é esse BLOG!
Alem de educativo!
Mais uma vez, parabéns!!!
(((BETO)))
Alfeo, são esses pequenos detalhes que fazem a beleza do nosso hobby. Elementos que nos remetem à história, mas bens preciosos de quem curte, realmente, a paixão pelos trens.
Parabéns pelo texto e pelo blog.
Amigo Alfeo, Seu blog está cada vez melhor! Encontramos informação de valor e, melhor, sempre aprendemos mais sobre as ferrovias brasileiras. Abraço, Walter - CTT.
Excelente trabalho..estou montando um pequeno museu do tijolo e informações como as do seu blog facilitam bastante esse trabalho se você permitir que eu use seu blog como fonte de referências...grato.
Boa noite, Eu adquiri em leilão uma ficha da EFSJ igual a sua, é difícil de arrumar? acho que paguei caro nela!
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