

Foi impresso na Foto 03

AS DIFICULDADES:


Para esta postagem, selecionei as fotos urbanas e fiz alguns
extratos do texto que mostram o início daquelas localidades.
RIBEIRÃO BONITO
Agora, a mesma foto sem as margens. Ampliando, você poderá ver com mais detalhes a locomotiva a vapor estacionada na plataforma. Foto 10-1
Os horários dos trens de passageiros puxados por locomotivas a vapor. Nos dias de semana, um trem, e no domingo, dois. Foto 11
extratos do texto que mostram o início daquelas localidades.
RIBEIRÃO BONITO
Nos anos 70, fui professor no Colégio Estadual de Boa Esperança do Sul, a maioria dos professores não eram daquela cidade e se utilizavam da Empresa Jauense com seus ônibus creme com listras marrom. No meu caso, havia uma baldeação no posto do Obelisco, na confluência das rodovias São Carlos - Dourado - SP 215 e Araraquara - Jaú - SP 255. Quando as aulas terminavam mais cedo, o almoço era no bar do Douglas em Ribeirão Bonito e nos tornamos amigos.
NESTE EXTRATO, O INÍCIO DA VILLA Foto 07
Foto 08
A CHEGADA DA ESTRADA DE FERRO Foto 09


A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL Foto 12
O JARDIM PÚBLICO Foto 14
A FERROVIA E O PROGRESSO Foto 19
E NOS PRÉDIOS, OS NEGÓCIOS Foto 23
Foto 24
Foto 25
LINHA DE BONDE Foto 26
DOURADO
Em Dourado, morava a Dª Amélia Tavano, mãe do Durve, do Rafa, e da Júlia. Esta, se tornou minha tia, quando casou-se com meu tio José Gabriel Cavasin. Quando eu voltava das aulas no Colégio Estadual de Boa Esperança do Sul, ia mensalmente visitá-la. Lá também morou a saudosa Tia Zica (Tereza Ferro de Freitas), tia da minha esposa, e mãe dos nossos primos, a Profª Genoveva e o Prof. "Joy".
O INÍCIO Foto 27
O CHEGADA DA DOURADENSE Foto 29




E COM A DOURADENSE, O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Foto 33
Foto 34
Foto 35
BOA ESPERANÇA DO SUL
Em 1973, me tornei professor do Colégio Estadual daquele município. Lecionava a disciplina de Artes Industriais para os meninos das 7ªs e 8ªs séries. Lá, entre os professores, funcionários e alunos, fiz muitos amigos, entre eles a Maria Genoveva Ferro de Freitas Foschini, que era professora de Matemática. Prima da minha esposa, morava em Guarapiranga, e depois de casada, mudou-se para Dourado.
A FREGUESIA Foto 36
A EXPANSÂO DA DOURADENSE Foto 37
ÁGUA MINERAL Foto 340
E COM A FERROVIA, O HOTEL E O PROGRESSO Foto 41
Foto 42
Foto 43
GUARAPIRANGA
O COMEÇO Foto 44


FAZENDAS DA REGIÃO
Nestas 20 fotos e 36 extratos do texto do Almanaque de Ribeirão Bonito, estão apenas fragmentos de tudo que lá é contado. Nas suas 140 páginas escritas no Português clássico do início do século XX, onde é possível ler: VILLA, PHARMACIA, MACHINA, SYSTEMA, PESSÔA, TROLYS, ESCRIPITÓRIO, CADÊA,..., e reconhecer a arte fantástica dos autores em combinar as palavras.
Como este Almanaque é uma obra histórica, é muito importante que principalmente todos os moradores de Ribeirão Bonito, Boa Esperança do Sul, Dourado e Guarapiranga tenham acesso a cópias. Fica aqui a oportunidade também aos jovens daquelas localidades de conhecerem o início de onde nasceram. Para baixar o arquivo em PDF do Almanaque de Ribeirão Bonito, de 1907, clique sobre a capa restaurada, (foto abaixo), não há visualização prévia, pois o arquivo tem 41 Mb. Foto 52
VEJA MAIS:
Fotos:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09,
11, 12, 14, 17, 19, 23, 24, 25, 27,
29, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 40,
41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48 e 52: Extratos do texto do Almanaque
10 e 10-1 Filemon Perez
13, 15, 16, 18, 20, 21, 22, 28, 38, 47, 48 e 49, 50 e 51: Autores desconhecidos
18, 28, 30, 30-1 e 30-2: Klabin
39: F de Nicola
49: Da tela em cores do pintor Ernesto Lia - Araraquara-SP
Tratamento digital:
30-1 e 30-2: Marina Dino dos Anjos
49: José Alfeo Röhm
Participaram:
Luis Antonio Ferro Gobato
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Participação especial:
Irivaldo Antonio Gobato
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 56.
Abraços, Alfeo.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
22 comentários :
Parabéns pelo acervo maravilhoso! Blog do Ronco.
Gente, isso é um verdadeiro tesouro.Filha de Ribeirão Bonito e apaixonada por esta terra,senti-me muito emocionada com tudo que vi.Muito obrigada por mostrar-me uma parte da história da minha cidade que eu não conhecia.Esse tesouro deveria fazer parte de um museu.Mais uma vez, muito obrigada.Gostaria de ter esse documento como propriedade da minha cidade.
Parabéns, gostei muito do almanaque,
Luis Gobato disse.........
Alfeo, Irivaldo, Parabéns pela exposição desse acervo historioco
Como filha de Ribeirao Bonito fiquei muito feliz em conhecer parte do passado da minha cidade.Muito obrigada a quem de direito..........
Meus bisavós vieram da Espanha em 1905 com 5 filhos e foram pra Ribeirão Bonito trabalhar na fazenda do Coronel José Padula. Sobrenome dele era Galhardo. É possível conseguir cópia desse almanaque?Gostaria muito de conseguir informações dessa época desse Coronel e de sua fazenda.
Olá Anônimo, sobre o Almanaque de Ribeirâo Bonito de 1907, para que eu possa lhe responder, me mande uma mensagem através do seu e-mail. Att. Alfeo - Lugar do Trem
Muito legal, um verdadeiro achado. Obrigado por compartilhar!
Maravilhoso!! Assim como o Anônimo meus bisavós vieram da Itália com a família para Ribeirão Bonito. Gostaria de uma cópia do Almanaque, como faço? Obrigada desde já.
Olá você que me escreveu, "Maravilhoso!! Assim como o Anônimo meus bisavós vieram da Itália com a família para Ribeirão Bonito. Gostaria de uma cópia do Almanaque, como faço? Obrigada desde já." Mantenha contato através do e-mail alfeo.rohm@yahoo.com.br Obrigado por acompanhar o Lugar do Trem! Abraço, Alfeo.
Ola Alfeo! Primeiramente parabens pelo trabalho em divulgar a historia de R. Bonito. Voce saberia dizer se a Fazenda Bom Jardim possui algum acervo historico? Pergunto isso pois meus tataravos vieram da Italia para trabalhar la. Seria legal conseguir algo relacionado a eles. Obrigado, Bruno
Olá Bruno, obrigado por acompanha o Lugar do Trem! Não sei nada sobre a Fazenda Bom jardim. O Alexandre, jornalista, que é de São Carlos, andou pesquisando os familiares dele em Ribeirão Bonito, talvez ele saiba de algo. Me mande seu e-mail que lhe passo o contato dele. Você poderá também manter contato com o Ronco, do Blogue do Ronco, ele é de Ribeirão Bonito e conhece bem toda aquela região: http://blogdoronco.blogspot.com/ Saúde e abraços, Alfeo.
Da Maria Lucia Paganelli por e-mail:
Boa Noite...
Hoje, enquanto procurava alguma notícia sobre a fazenda do Coronel Padula, foi com surpresa muito feliz que descobri outras pessoas também pesquisando.
Existe o Almanaque? meus avós paternos vieram da Itália no final de 1897 para trabalhar naquela fazenda.
A quem pertence hoje? Será que foram guardadas anotações sobre os imigrantes?
Qualquer notícia, por menor que seja já é uma luz de alegria.
Um grande abraço. (Ah, sou de São Carlos).
Agradeceria sua resposta.
M. Lucia Paganelli.
Da Maria Lúcia Paganelli por e-mail:
Desculpe Alfeu, mas esqueci de dizer que um amigo disse que a fazenda do Padula em 2001 se chamava BELA VISTA , situada entre Ribeirão Bonito e Guarapiranga e até aquele ano era da família Zeraik.
Vou ver se descubro mais alguma coisa.
Um abraço. M. Lúcia.
Olá Maria Lúcia, obrigado por acompanhar o Lugar do Trem!
Agora ficou mais fácil, no Google tem várias ocorrências com Zeraik - Ribeirão Bonito. Não encontrei Fazenda Bela Vista naquela cidade, mas sim Boa Vista da família Bordini. Saúde e abraços, Alfeo.
Nossa, que bacana descobrir esse almanaque! Eu sou trisneto do carcereiro de Ribeirao Bonito, Manoel Lourenco de Sousa :)
O meu avô, que recebeu o nome Manoel, nasceu e foi criado em Ribeirão, ele contava muitas histórias engraçadas de cidade e do povo.
Uma vez fizemos uma viagem para comemorar o aniversário de 90 anos de uma tia italiana que morava em São Carlos, daí meu avô nos levou para conhecer Ribeirão Bonito, lá conhecemos a estação de trem, a casa em que ele nasceu e terminamos o dia apanhando manga no cemitério! rs
Essa viagem vai ficar marcada para sempre no meu coração. Me sinto feliz de tê-lo levado a Ribeirao pela última vez 2017. Abracos, Andre.
olá, Boa tarde.
estou fazendo uma pesquisa sobre a cultura de Ribeirão Bonito, como faço para ter uma cópia desse almanaque?
Maravilhoso trabalho! Parabéns! Não vi citado o lenheiro denominado "Mello Mattos" Ainda não existia?
Olá Helena, obrigado por acompanhar o Lugar do Trem! Ou lenheiro não foi citado no almanaque de 1907, ou é de outra época. Abraços, Alfeo.
Meus bisavós também vieram em 1905 da Espanha com 5 filhos e vieram trabalhar em Ribeirão Bonito.
Olá pessoal!
Que linda história, li tudo para saber um pouco mais sobre Ribeirão Bonito, procuro informações sobre minha familia, eram italianos que ficaram em Ribeirao Bonito, nao sei em que fazenda moravam, o sobrenome da familia era Manenti, o chefe da familia se chamava Mattia Manenti casado com Angelica Devecchi. Se alguém souber mais informações sobre essa familia, pf me ajude! Obrigada
Meus Bisavos José Roman Gimenez (DN 28/08/1965) e Martirio Ruiz Ossa e os filhos Manuel Roman Ruiz, José Roman Ruiz e Eduarda Roman Ruiz chegaram no Brasil, em porto de Santos no dia 24/01/1905 destino Fazenda Cel José PAdula Ribeirão Bonito SP, Não tenho fotos e nem informações apos a chegada na fazenda, Marilda Romão
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!