MAIO DE 20015
A ideia de construir uma maquete modular na escala 1:87, foi do ferreomodelista Daniel Muniz. foi ele que apresentou a ideia aos sócios da

Associação São-Carlense de Ferreomodelismo. Sua ideia nasceu quando pesquisava em sites europeus, e viu que a construção de maquetes modulares na Europa já era realidade. Ele montou um primeiro módulo demonstrativo, e iniciou-se o projeto da maquete.
Fotos 01 e 02
SETEMBRO
Após 6 meses, em setembro, a plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos - Estação Cultura - Foto 03

passou a ser transformada em uma pequena marcenaria.
Foto 04
OUTUBRO

As estruturas foram ganhando corpo,
Foto 05

Muitos finais de semana, o trabalho foi noite à dentro, pois o objetivo era que a maquete estivesse pronta em agosto de 2016, quando do 9º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos. O esqueleto da maquete foi se tornando realidade. com madeiras doadas pelo comércio e reaproveitadas.
Foto 06
NOVEMBRO

O primeiro módulo começou a ganhar o paisagismo, e para ganhar tempo, foi feito na residência do Daniel.
Foto 07

Os octaedros que sustentam os trilhos no formato de peras das duas extremidades,
Foto 08
e os hexágonos, módulos mais largos na região central, que são acoplados nos vãos dos octaedros.
Foto 09

E as caixas de trilhos começaram a chegar.
Foto 10
DEZEMBRO

As madeiras foram sendo cortadas para os travamentos dos módulos,
Foto 11
os módulos foram se juntando e aquilo era uma ideia de uma grande maquete ferroviária, já podia ser vista na fase estrutural.
Foto 12
2016
JANEIRO

Começaram as modelagens para o assentamento dos trilhos,
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e os traçados da vias foram se tornando visíveis.
Foto 14
FEVEREIRO

com um cuidado muito grande nos desvios, Foto 20 Os trilhos já estavam sendo assentados,
Foto 15

e no pontilhão.
Foto 16

E a cada etapa vencida, a maquete era montada sobre o piso da plataforma para as conferências.
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outros módulos e cavaletes foram sendo construídos em paralelo ao assentamento dos trilhos,
Foto 18
MARÇO

Os cavaletes, de uma simplicidade incrível, além de sustentar os módulos elevados,
Foto 19

faz o travamento de duas cabeceiras.
Foto 20

Cada cabeceira ganhou um código para garantir que a posição seja mantida nas montagens da maquete, e facilitar a instalação dos trilhos de união entre os módulos, esse é o"F".
Foto 21

Com os módulos sobre os cavaletes, já era possível prever como ficaria quando pronta,
Foto 22

e os trabalhos, passaram a serem realizados na altura da maquete sobre os cavaletes.
Foto 23
ABRIL

Após cada desmontagem, os módulos eram guardados em uma prateleira, obedecendo a sequencia de montagem. Essa prateleira foi especialmente construída para aquela finalidade, e mais ao fundo, estão os cavaletes empilhados. sede da AScFer na plataforma da Estação Ferroviária - Estação Cultura.
Foto 24

Começaram as instalações dos primeiros componentes elétricos e o início do paisagismo.
Foto 25
JULHO

O paisagismo já estava bem adiantado,
Foto 26

e a base de
MDF foi sumindo.
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A vegetação rasteira, as arvores, Foto 34 e a cachoeira deram o toque de realismo na maquete
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E enquanto alguns módulos iam sendo finalizados, outros iam sendo preparados para receberem os revestimentos.
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As edificações foram sendo construídas e instaladas sobre os módulos.
Foto 30
AGOSTO

No dia 07 de agosto, faltavam apenas 12 dias para o 9º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos, boa parte dos módulos já estavam prontos,
Foto 31

mas ainda havia muita coisa para ser feita e alguns integrantes da AScFer foram fazendo o fechamento dos vãos com isopor
Foto 32

para servir de base para o paisagismo.
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Outros foram aplicando o revestimento de papel toalha sobre o
MDF e o isopor
Foto 34

para dar a ideia de relevo. Da esquerda para a direita,
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E depois de revestidos iam para o sol para a secagem.
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O compressor e o aerografo já estavam sendo preparados Da esquerda para a direita,
Foto 37

para as pinturas,
Foto 38

e aquilo que era bege do
MDF, passou a ser marrom como terra.
Foto 39

Os testes elétricos também
Foto 40

estavam em andamento.
Foto 41

Algo muito diferente estava acontecendo do outro lado dos trilhos da ferrovia, e junto às portas do antigo armazém de café: Pó de pedra que foi conseguido em uma pedreira da região estava sendo peneirado
Foto 42
para separar as pedrinhas para servirem de lastros na maquete. Foto 43
Desde o início, alguns começaram e pararam, mas outros
chegaram e foram dando continuidade ao trabalho.
E naquele dia 7 de agosto, estes também fizeram muito! Foto 44

19 de agosto de 2016, 9º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos. A maquete foi montada na plataforma,
Foto 45

e cada detalhe foi sendo cuidado.
Foto 46

No paisagismo, a réplica da Estação Ferroviária de são Carlos.
Foto 47

O painel de controle
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com todas as indicações operacionais das vias de dos desvios.
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Internamente, circuitos eletrônicos extremamente bem montados, com amperagem para operar até 10 locomotivas simultaneamente.
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Enquanto alguns iam cuidando dos engates dos módulos,
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outros iam colocando os trens nos trilhos e fazendo os testes.
Foto 52

Tudo pronto, tudo funcionando,
Foto 53

a maior maquete do interior de São Paulo foi inaugurada. A maquete será também escola, servirá para a prática do ferreomodelismo dos sócios da

de visitantes e iniciantes. Como todo o circuito eletrônico é digital, DCC, as locomotivas poderão ser comandadas também por aparelhos celulares.
Fotos 54 e 55
E no dia da inauguração da maquete,
houve muita festa e visitantes. Foto 56
Os integrantes da AScFer: 1-Juca, 2-Marcelo, 3 Valter, 4- Daniel
e 6-Danilo, recebendo os visitantes: 5-Leandro, de Sumaré-SP,
7-Rui, de Rio Claro-SP, 8-Marcelo Teodoro, de Paulínia-SP, e
9-Claudemir Lourenço, de Londrina-PR
TUDO COMEÇOU COM UMA IDEIA, E A UNIÃO CONSTRUÍU!
Se você é são-carlense, ou está de passagem por São Carlos - SP, e tem vontade de
conhecer ou iniciar no ferreomodelismo, vá até a Estação Ferroviária - Estação Cultura,
na Praça Antonio Prado, aos sábados ou domingos à tarde e aproveite para conhecer o
Grupo de ferreomodelistas e a maquete de 30 metros.
O inicio do ferreomodelismo em São Carlos - SP, foi no começo dos anos 50, com o
trenzinho dos Censoni, e hoje, com muito afinco, a AScFer - Associação São-Carlense
de Ferreomodelismo está dando continuidade.
VEJA MAIS
CRÉDITOS:
Fotos:
01 e 31 a 54: José Alfeo Röhm
03 a 30: Daniel Muniz
55: Marina Dino dos Anjos
Logos:
02 e 54: Associação São-Carlense de Ferreomodelismo
PARTICIPARAM:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Luiz Paulo Matas - AScFer
Valentim Gueller Neto
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 95.
Abraços, Alfeo.
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5 comentários :
Um trabalho maravilhoso Meu amigo Alfeo.. Obrigado pela postagem de mais uma bela história... Saudades das nossas trocas de E-mail...
Eu vi sua reportagem após ter sio postada no Facebook... Bem agora que você também tem Facebook... Procure por nós por lá em "Chamado aos Três Trilhos CTT"... Espero ansioso para adiciona-lo ma o nossa outra Estação do CTT! Um grande abraço (((BETO)))
Exelente pessoal fico feliz pela montagem e detalhes da maquete! Show de bola
Muito bem feita.Parabéns a todos.
Alfeo,
Parabéns por mais este belo registro.
[ ]s.
Antonio Carlos
Parabéns e muito obrigado por se esforçarem, sensibilizando, motivando sonhos, mostrando que não é "monstro" de ferro, rsrsrsrs Fraterno abraço de nosso Movimento Ferrovia Viva www.facebook.com/ferroviaviva/
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