![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifBul8TUbHKZea6THKxTNNp0JejWx8_NvgooX-jum_8bnuXmTw7Zn7L8vUGlDxCzCFXoku2tQWou3JXGQvGf6RT1XG_26r5TzOyhdhiNbgw2OW1fTP4_-4FerNT62Q7ND_WjFIipvUGjNt/s400/FOTO+OLYNTHO-1.jpg)
No início de fevereiro de 2013, o amigo Sergio Paulo Doricci comentou que havia visto uma foto de um trenzinho com o nosso amigo Ronaldo Dalri e que o mesmo havia sido fabricado pelos Censoni. Como procuro resgatar os primeiros ferreomodelistas de São Carlos, fui em busca da história. A Neuzinha, irmã do Ronaldo, mora próximo de casa e me passou o contato dele. Telefonei e ele me contou que a foto não era dele e sim do Olyntho Aluisio de Freitas Censoni.
Foto 01
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmBdmB3TKwNTM-1VJSeMCnMsYdqXNu4fK0S8IGgu8OmNVFkp7ApHWyMO5UaLhZzKJfpwOtmGmVrLcuQrfVtmIQhf1etSdi_-uHQIr2T_TJQ4inQsyeFiwvTI49MEnBhDMIR9or3Syo-CWT/s400/487424_593700827324507_262778276_n.jpg)
Ele e eu fomos colegas de Curso Primário na Escola Normal de São Carlos, entre os anos de 1955 e 1960. Após a conclusão, cada um seguiu seu caminho e nos afastamos. No final de 2012 nos reencontramos através da Internet. A família paterna do Olyntho foi proprietária da principal fábrica de veículos da grande região entre os anos de 1914 e 1943, a Fábrica de Vehículos Irmãos Censoni e Cia. Localizava-se na rua Marechal Deodoro, entre as ruas São Joaquim e Dom Pedro I.
Foto 02
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyKIGwjV3PqLi3cWGA91OYkiwFWlXZnJonPYS67fUhiboWZJiWuLy1U9klSNLt4tc30AfY4_9A6TX5OKZEQM_rjUFdEZYC7IkW_7orzUKUhILnGaf-s8KXxLt1itkF4A1VQgAbRO3l59dw/s400/07+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Internamente, a fábrica tinha muitas máquinas e ferramentas.
Foto 03
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6qUJwdBMePcaOT0Lh5a7pXwAVEr94iNH_Fjh-Irk6LS_6No6F8wbyV43Znu2TVpO2IU1HsYBd38agzTSK3wcMccpFjmyzoPQXECVuDDXDnIvE2MY9DcWR_UJFtg5kKlU0HXjq9pSpj162/s400/011+-+Olyntho+Censoni.jpg)
As máquinas eram todas tracionadas por eixos superiores e correias.
Foto 04
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6qXiN6RR29d35ynHwhOYzX4_0qnvCA6EBIfOsmT1kOUy0-FIrI9NZm-vNOIgZs93Tw5MN1Zs9PQJ3nik8EHleZT1g8jrcurKxyR4vsEmDwbe_3KCXdprGI3tOy4sThKYaYR_J8No-RqO1/s400/012+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Das rodas, fabricavam todos os componentes: O eixo, os raios, o arco de madeira e o de ferro. A Fábrica era uma grande serraria, marcenaria e oficina mecânica.
Foto 05
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Nk3utBouvBjzM6hXkY48A3f_H0n4O_9ZQsQL-ex7j64pYuntlfTWUyQzkkq9418BFGjTtf3skgwSbw8AtNHQh10IM4gqKhk3Z5rKVdh1v04Ad4ElYG2musAMg4WL9mXgHDqtPOI2eAh6/s400/Quarteir%C3%A3o+atual-2.jpg)
Naquele quarteirão hoje, temos escritórios e um cartório.
Foto 06
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT1b3nKmASzmNu2_LdAKQ5Eul1m7R4PgDGmxFESnl3jYpr1VHHPGwbt2Zn9dAcHFzDiIENI6D6iaAJgB1Va8fhDSKLn2Yy_2_T-gT3mjesIV0nHviOoricMH95zg5EpWcCpU3hug83yIhF/s400/01+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Naqueles anos, a predominância era de veículos tracionados por animais e muito antes de fabricar o trenzinho, fabricaram carroças para entrega e venda de pães pelas padarias da cidade e a do Correio, para coleta e entrega de encomendas e correspondência,
Foto 07
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEins841D3yGGQaByJWfg7kajNekJIxYzsBo_PQhvP5_qWG2H5z6HOjrSdjRXVsxy37Tndv8RLU17ixaNv7rLrU-JfUEPTUaF1dWe1mAM0o6SM8DciCbaJTYD7pu8HCbLXpsojDWh0VYqYXc/s400/020+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Tudo era fabricado na "Censoni", as rodas raiadas, os varões e os baús. As pinturas eram feitas a mão, naqueles anos não existiam os decais e os adesivos.
Foto 08
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0S4CLhLNBnC6M45f9gneoWMbYxx_yswY-H9wJvHzABOR4WZUBRrXvWL5pAdsxWRDRKIg7NlhGlBQIdRiY9TRdXO3jCnpyX1Df7wKNFvF8vCumUsatljiUiII55aWI2K3qJthwzi7osCNk/s400/013+-+Olyntho+Censoni.jpg)
A carroça da Agência dos Correios de São Carlos ganhou cobertura. Uma grande inovação para a época! Evitava que os carteiros ficassem expostos ao sol.
Foto 09 - Local: Grupo Escolar Paulino Carlos, no centro de São Carlos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNvT_CiUNZPaRv_y7bWQNwtjs-R3uHTy85jHrkucfCxAMpJR-hlR6Q0oqMDwoTWAZNWb8-LIf4do8_PUtZQi3BvVeadAWoFVfrkRlY6zC-PfBffSyiMDZiTuigZu_zEFOvUsn3EYyWjL7M/s400/Carro%C3%A7%C3%A3o+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Os carroções para transporte agrícola, eram utilizados nas fazendas e delas para a cidade, para a venda das produções. Nunca voltavam vazios; aproveitavam para fazer as compras nos armazéns e lojas para o abastecimento das propriedades.
Foto 10
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoH-s7tga8EQZjGOnqODIISdj7xRrnTUvgZRMKFh21_HoyLiL8DT7ooJzA2RBBvJqvcWDf_sT2hn4K21jQ7jMsrbE7KcIOGlx58Q4c1xpEfwMTQO_koPl2K77Khcsv3azR0BSJE8YZt_M7/s400/03+-+Olyntho+Censoni.jpg)
A carroça da Companhia Cervejaria Paulista de Ribeirão Preto, da época que fabricava a cerveja "TUST"
Foto 11
Foto 12
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2ObXWjlj19ida5X0hENAMsBOxBfugRjFADRARk5qM_b5pEyw1VLTXlQNJfc7fhntF6oEKRcVlhDsGvvZKH9moihbo12oTfDfCJ8uW9Z59kdCfRXpKlP2GIzrFLp_x4A5B2teQRASuRWSt/s400/02+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Charretes, troles e semi troles. Eram carroças para o transporte somente de pessoas e quando muito, de suas malas de viagem.
Foto 13
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivXip3FpFpOoSNcITSvJKM0kTtOKLzRZ6GlvfVC4ytiDH8rxQ4uGhV_f246kwt9jCAI45rHJpFiDM-DG4w3afwm6_1wKxsHKx6EoVOZoQb507RZh0U6poeVR8D0cHFn8FcrTtF13yCkHXz/s400/014+-+Olynto+Censoni.jpg)
As mais requintadas, tinham o assento e o encosto estofados.
Foto 14
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh55ce12bZ7DExINaxZREdLY8Hp0f_SS5IAfJNrTnO89wBDP3FUtAjQj66vhEmyEnefwdDqiPbp2ldvqSHtVvTGZfQkKRxnY-nHwQ0siSv-dWm8c32pLXpQn_IDaYnaLNSApzCOLtOKYg1o/s400/010+-+Olyntho+Censoni.jpg)
E as mais simples, em madeira.
Foto 15
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ4Z2Gyt2ckkVNxXrsSrwJKojGQ341EIO4911mwD3OPvM-dpT8kmZkig-YzisS9ohKQFUaKDCXvAfp-n_1Q2M1sKzlHVEyO5mtG8z0ThgsqJNbu1rVX4OK7xhfG3nhGSvVf_2Odntt-B5m/s400/05+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Além dos veículos de tração animal, fabricavam também ferramentas braçais para a lavoura: Arado, foices, machados, enxadas, etc.
Foto 16
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFEqqqGZBtjeljNbcNob0LWHGdNeUs5MC-I3JqN5xAEk1ULpmplUg7Q2np6izxGf4I7gosTMXTnPgExV-6aKsgV25FY6HzUTO7zk2CJZ0gDgunPZBH-19nE-UWWGynxadXK-0BNcd1q3fB/s400/Roda+D%60agua+-+Olyntho+Censoni.jpg)
E para gerar energia elétrica nas fazendas, rodas d água. Essa foi fabricada e instalada pela "Censoni", na Fazenda Itaguassú.
Foto 17
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCp8WXid57beaeYOt5Rw2CHi5hyphenhyphenGHg6EIiEH2-DAO6X8xZaIrFFPQu7A4rhp-iLSBP-wOSIi4qiVJsWwbWcsv3hyphenhyphenCGAYG0GmxAeDWnonCPgTkfHI4-4qxGfx7knKF_b3l6KKOQoV72Fd0b/s400/016+-+Olyntho+Censoni.jpg)
Outro produto, talvez a estrutura de outra roda d água.
Foto 18
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXMT2xu_fRXmTBo6rbdrtrK2SbbP8pSb18BfuF08vPv4ZGzeJKAUtc4js_cHJLfmE-HCIWQtkLKrAJObCWqTFy3TMVs9-lMleTXstB7KceHar8nX6GDRb_Wf3fx-rDe00I0NA9fYKPrdMN/s400/580511_594258073935449_1480003314_n.jpg)
Com a chegada do automóvel, as carroças começaram a ser substituídas pelos furgões "Censoni".
Foto 19
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhX1zkKHzkE3bjCN3ne-9M2Xln6U2xhLOEzK7LXNL2YGcNh6oRNTcW9nDDLo-IhvjGnr6DuuJD0EwBG1QVxkzdiW10P0fTP3O-dsB4LoPz5PdWrbLTeDpWBTll0LFNX8FTmd2BIAv1fOHJa/s400/03+-+Sta.+Casa+-+Anos+20+-+Ocimar+Pratavieira+-+4-6-2010-1.jpg)
A Santa Casa de Misericórdia foi fundada em 12 de abril de 1891 e, após sua construção, passou a atender os doentes da cidade e também das vilas e fazendas.
Foto 20
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi64orbZWm0nOhcYclz1p0IYu48uTFFj-zxnU5Pqfto9aiSs0XSaLGtIxI8YFO5CnoDR8-Pka_iEPg4pmLChrlEJav6BGpcBGfFFAJcjHerq5ZVpbel39hIr-A5IK-p4KSXdMKIm-81uHI6/s400/Sta+Casa.jpg)
Mas a primeira ambulância só chegou aproximadamente, em 1920, um furgão 'Censoni". .A contribuição social da Fábrica Censoni foi imensa, pois era ela que promovia a diferença em transportar nas costas das pessoas, dos cavalos, ou em veículos tracionados por animais e depois automotores.
Foto 21
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwH_Js2KlK6A6tUC9t2eAe2zMexfJN467Xcgx9XE_7TiMohtrnImBTuUfv4JqqssIiN7CalkU_PvblcQdxjYzVKXNZFzhCN6aTKl3TkzI-DWADtXgScDpkJD7x9r6Wkxzerd3InxHquOmd/s400/casa+do+Olyntho+4-+Google.jpg)
Os avós e tios paternos do Olyntho moravam nesse casarão de 11 janelas, na rua Conde do Pinhal, 2485 esquina com a Rua São Paulo.
Foto 22
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0yvVnnKqdij_wpl-ZuLkp0f8IoBmTPsrEe79Xps6pyFvh-ZfCXBCX9jxzBiUMa-kp9_hy2LtUPuN1qZbbBiTKkWVdEOn3M-0IuGQ7V4ewc2QPsdJMDgtCCnp_znNAIvvAxsuYDcbCElsI/s400/Barracao+3-1+-+Google.jpg)
Nos fundos, pela rua São Paulo, havia um barracão, que era a filial da "Censoni". Naquele local hoje, é uma Academia de Capoeira.
.Foto 23
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifBul8TUbHKZea6THKxTNNp0JejWx8_NvgooX-jum_8bnuXmTw7Zn7L8vUGlDxCzCFXoku2tQWou3JXGQvGf6RT1XG_26r5TzOyhdhiNbgw2OW1fTP4_-4FerNT62Q7ND_WjFIipvUGjNt/s400/FOTO+OLYNTHO-1.jpg)
E naquele barracão é que a Ferrovia Censoni era montada. Depois de ter contribuído para fabricar muitas carroças, carroções, charretes, troles, semi-troles, furgões e ferramentas braçais, no início dos anos 50, o Sr Hércules Censoni, tio do Olyntho, construiu o trenzinho.
Foto 24
A locomotiva era uma réplica da "baratinha", manobreira da CP -Companhia Paulista de Estradas de Ferro .
Era verde e, pela foto, as dimensões estimadas eram: 700mm de comprimento, 400mm de largura, e 300 de altura. A bitola, distância entre os trilhos, deveria ser de uns 200mm, e a escala aproximada de 1:10 Fotos 25 e 26
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiquyfkNhTItpG9GPwuMHAOKQBW-QKiIaqm-KwBR4tDDcyqPxAapMTNnLUXN0JyBI5GKMTzyxSmSb7SkWvvDFIWUXJ9R1XuO5TiQJ8SlUa3LzxRxfdwUM8QWZGOfTc0m1vpPDFDcOLWVth/s400/FOTO+OLYNTHO-3.jpg)
O vagão gôndola media aproximadamente: 600mm de comprimento, 400mm de largura e 250mm de altura. Ter um trenzinho nos anos 50, era o grande sonho de todos os garotos, mas eram poucos e caros. A maioria era importado da
LIONEL, e alguns nacionais,
ATMA. Trenzinhos eram para poucos e os garotos Censoni tiveram um fabricado pela própria família!
Foto 27
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyQ09Dti1xwHQxoOx7lREe5ywGJi5m5UbBv9kiCjVuCM725T-EW0cFJSVvpvSXYGSA5lIB4eTtmNLcuGpGZMzV_aNzNsU5mNgnEE6NB1W1uvBPSy9XJPkjbbDJ_TMSdgnlkLR7G__E2O27/s400/015+-+Olyntho+Censoni.jpg)
O Sr Hércules Censoni, que fabricou o trenzinho, nas horas de folga da Fábrica, , era artista; pintava quadros. Nasceu em 1911 e faleceu aos 81 anos, em São Sebastião do Paraiso-MG.
Foto 28
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeJhbUWwW-raVl59y0KAwQuOGiBPt2I3pC4ZBU4HFynwYWGQusn9GHjSrwTv6tXo8bHUOcW864Jo48iSJDlm9N6ONqUnu285cLL5Yyb-De9s9NkbyFAaHBaUmLCGh_st_XCazS9ogWlXgJ/s400/Serra+Azul-2.jpg)
Em São Carlos, como mecânico, também montou praticamente todos os aparelhos da "Fábrica de Chocolates Finos Serra Azul." Localizava-se na esquina das ruas São Joaquim com a Jacinto Favoretto.
Foto 29
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGBNGH_GBdEhiQ8-_v06WP5zPTSv3I9OOQBIFQ8CBOyTJoIoB98U5pZLNDdeAqd3hFMbxetNUDc2SjKfxtUywnBye4wYSS-tnthRU4ozmQNj-QEakiAimy6H8iqxWrnJXRiSrXWWxyiX44/s400/Olyntho+na+Esta%C3%A7%C3%A3o.jpg)
Na mesma época do trenzinho, o Sr. Olynto Censoni, pai do meu colega de Curso Primário, o levava nas estações ferroviárias para ver os trens.
Foto 29 - Olynto na Estação de Itirapina, anos 50.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLVby1TKF0gasdrxGge2oRJ7buFNep1WANcjvK9WT0hJs259uf2Wj2QsdLQpZngxDsUfNSLwPgl_-DDklD1O1xDrrqwsPIdApH_UUu8h2XDgcFGlcBqJeHApElIIJG83D4Jyx2kcrN7oi6/s400/FOTO+OLYTHO.jpg)
A Ferrovia Censoni tinha um trilho longo e andava por todo barracão da rua São Paulo. Era elétrica e tinha uma caixa de controle.
O Sr Hércules Censoni, um dos pioneiros do ferreomodelismo são-carlense, sempre a montava e a garotada se divertia por horas. Na foto, o Olyntho é o primeiro da esquerda para a direita, e na legenda da foto ele escreveu: -"
Adorava isso !!" Foto 31
A paixão herdada do tio Hércules e do pai, pelas ferrovias, estão tendo continuidade. Hoje, o Olyntho mantém um grupo no Facebook com o objetivo de implantar um Trem Turístico em São Carlos.
VEJA MAIS
CRÉDITOS:
FOTOS:
Com exceção das fotos 06, 12, 20, 22, 23 e 29, todas as demais
são do acervo Olyntho Aluisio de Freitas Censoni
03, 07, 08, 11, 15 e 16: Capturadas do vídeo do You Tube
"FÁBRICA DE VEHÍCULOS IRMÃOS CENSONI (SÃO CARLOS)"
09, 13 e 14 e 19: José Censoni, avô do Olyntho
12: Rótulo da cerveja TUST: Elo 7
20: Acervo Ocimar Pratavieira
06, 22, 23 e 29: Google Mapas
30: Olyntho Censoni, pai do Olynto Aluisio
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Neuza Dalri
Ronaldo Dalri
Sergio Paulo Doricci
Participação especial:
Olyntho Aluisio Freitas Censoni
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 50.
Abraços, Alfeo.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
9 comentários :
Olá Alfeo, conseguiu, hein. rss. Parabéns
Querido amigo,
Adorei sua história com o trem do Olyntho.
Seu filho postou no FB e muitos já viram sua história.
resgate maravilhoso dos trens, da história da cidade querida e dos amigos de infância.
Quanta coisa boa você nos traz.
Abraços fraternos.
Maria Lucia
Eita Alfeo!
Mais uma belo historia!
Valeu mesmo!
(((BETO)))
Amigo Alfeo,
A cidade de São Carlos deve ter muito orgulho de possuir um contador de histórias do seu quilate!
Sempre trazendo ótimas crônicas da vida de São Carlos em todas as épocas. A cada visita ao seu blog aumenta minha vontade de conhecer essa que deve ser uma das mais belas cidades brasileiras. Abraço,
Walter - CTT
Alfeo, gosto desse abordagem que visa o resgate histórico. Pena que nesse Brasil "desmiolado" tão poucos se dediquem à preservação da nossa história. Parabéns pela qualidade e profundidade do trabalho.
EXCELENTE E LINDO TRABALHO. PARABENS AOS ORGANIZADORES E AOS SEGUIDORES
Parabéns!Que maravilha! Isto é História!Abraços dos amigos!Eliana e Rafael Duchêne
OLÁ,ALFEO!! SAUDAÇÕES CARINHOSAS!! ESTIVE UNS TEMPOS AUSENTE DO FACEBOOK E, ONTEM, QUANDO VOLTEI, AO ACESSAR A MENSAGEM DE SEU FILHO, PUDE APRECIAR MAIS ESSE SEU BELO TRABALHO DE RESGATE DE MEMÓRIAS SANCARLENSES. VOCÊ NÃO IMAGINA O QUANTO FIQUEI SURPRÊSO, EMOCIONADO, ORGULHOSO, ENFIM, UM MISTO DE SENTIMENTOS MUITO BONS. VOCÊ É REALMENTE UMA PESSOA CRIATIVA, REALIZADORA E SURPREENDENTE!! SEU TRABALHO SOBRE A "FÁBRICA CENSONI" CONTRIBUI MUITO PARA RESGATAR A MEMÓRIA DESSA FÁBRICA, DA MINHA FAMÍLIA E DA HISTÓRIA SANCARLENSE!! VOU MOSTRAR PARA TODOS OS MEUS FAMILIARES, QUE, CERTAMENTE, IRÃO ADORAR!! CONTINUE COM SEUS TRABALHOS SEMPRE!! NO QUE PUDER, AJUDAREI, ENVIANDO-LHE FOTOS, CONTANDO-LHE FATOS, FORNECENDO-LHE TEXTOS. VALEU MESMO, AMIGO ALFEO!! BELÍSSIMO PRESENTE!! GRANDE ABRAÇO!!
Olyntho Aluisio de Freitas Censoni
13/04/2013
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!