No final de novembro de 2016, o ferreomodelista cubano Manuel Dias Ceballos esteve no Brasil e conheceu os ferreomodelistas da Associação São-Carlense de Ferreomodelismo. Na oportunidade, ele perguntou quantos ferreomodelistas integram a AScFer, a resposta foi uns vinte. E aí ele complementou: -"Vinte é o número de ferreomodelistas de toda Cuba." Em seu notebook ele trouxe muitas fotos e textos de suas modelagens, mostrou para todos, e os cedeu, sendo os mesmos a base desta postagem. Ao centro, Manuel Dias Caballo, no seu notebook e, da esquerda para a direita, os integrantes da AScFer Luiz Matas, Sergio Marini, e Valter Dulce. Fotos 01 e 02
Na Europa, Estados Unidos, Canadá e na grande maioria dos países da América do Sul, praticar ferreomodelismo é muito fácil. Na maioria dos países existem fábricas, lojas físicas e virtuais que, com muitas alternativas, alimentam o hobby. Em Cuba, não. Não há fábricas ou lojas de ferreomodelismo e quem quiser praticá-lo tem que superar muitas dificuldades. Foto 03
Manuel reside na cidade de Cienfuegos e, para ter uma locomotiva em HO de uma ferrovia cubana, é necessário que ele ou um conhecido, vá para um país onde há a fabricação ou venda de materiais rodantes de ferreomodelismo, e lá compre um modelo que se aproxime da cubana. Foto 04
E a original é a locomotiva diesel elétrica Russa TE114K da Ferrovia Cubana, utilizada para o transporte de cargas e passageiros. Está em preservação no Museu Ferroviário de Havana, desde 2009. Foto 10
LOCOMOTIVAS
EM "HO"
E assim, e através dos anos, para cada locomotiva cubana, ele foi encontrando um modelo para reproduzi-la na escala 1:87. Essa é uma Baldwin 4-6-0, era utilizada no transporte açucareiro e fabricada nos Estados Unidos, em 1920. Sucateada. Foto 11
Uma Baldwin Diesel Elétrica VO 660, era utilizada para o transporte de cana-de-açúcar e fabricada em 1947. Sucateada. Foto 15
Esta é Hershey Diesel Elétrica GE70T, operava no transporte de cana de açúcar, fabricada nos Estados Unidos, em 1948. Sucateada. Foto 17
Locomotiva General Eletric GE 25T, operava em pátios industriais e fabricada nos Estados Unidos, em 1948. Ainda há três exemplares, duas operando em oficinas ferroviárias e uma preservada no Parque Recreativo Lenin. Foto 19
ALCO Diesel Elétrica FA2 substituíram as locomotivas a vapor, no transporte de passageiros. Fabricada nos Estados Unidos, em 1950. Há um único exemplar preservado em um centro de recreação de Santiago. Foto 21
Locomotiva Baldwin Diesel Elétrica S8, substituiu as locomotivas a vapor no transporte de carga e passageiros. Fabricada nos Estados Unidos, em 1952. Sucateada. Foto 23
Locomotiva General Motor Diesel Elétrica GM G8, substituiu as locomotivas a vapor e se tornou um grande sucesso no transporte de cargas. Fabricação americana, em 1954. Ainda em operação. Foto 25
Locomotiva MaK Diesel Hidráulica 600D, substituiu as locomotivas a vapor e era utilizada nas composições de carga e passageiros. Fabricada na Alemanha, em 1956. Desativada. Foto 27
Locomotiva Clayton Diesel Elétrica, foi utilizada no transporte de cargas e passageiros. Fabricada na Inglaterra, em 1965. Sucateada. Foto 29
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Locomotiva M62 - Diesel Elétrica, tracionava composições de passageiros. Fabricada na Rússia em 1974, preservada no Museu ferroviário de Havana, Foto 31
Locomotiva ALCO RS2- Diesel Elétrica - usada nos transportes de carga. Fabricada nos Estados Unidos, em 1975. Sucateada. Foto 33
Locomotiva DF7g - Diesel Elétrica, usada no transporte de cargas e passageiros. Fabricada na China, em 2005, Em operação. Foto 35
LOCOMOTIVAS ESTÁTICAS
EM "O" REPRODUZIDAS EM
CARTÃO
VAGÕES EM "HO"
Tanque de combustível fabricado nos Estados Unidos, em 1920. Foto 4
A reprodução foi por montagem de um kit e modelagem. Foto 50
CARROS EM "HO"
Um modelo Proto 1000 serviu para a reprodução. Foto 58
Em abril de 2012, modelou um bonde para o RESTAURANTE EL TRANVÍA, (RESTAURANTE DO BONDE) Fotos 65 e 66
O grande sonho do Manuel era reproduzir todas as locomotivas, vagões
e carros das ferrovias cubanas. As dificuldades foram e estão sendo
superadas, a coleção está quase completa e já conta com 50 locomotivas!
É maquetista profissional de edificações, centros históricos, indústrias,
baías,..., e Coordenador do Patrimônio Ferroviário de Cuba. Foto 70
VEJA O VÍDEO
CLUBE DE FERREOMODELISMO
CUBANO
O Manuel faz parte do Clube de Ferreomodelismo Cubano que realiza vários encontros anuais, e leva para os mesmos uma maquete modular. DOAÇÕES Como também as dificuldades são grandes, o Clube de Ferreomodelismo Cubano aceita doações de acessórios usados de ferreomodelismo em HO, Foto 71
CRÉDITOS:
Fotos:
01 e de 05 a 72 e vídeo: Manuel Dias Ceballos
02: AScFer - Associação São-Carlense de Ferreomodelismo
03 e 04: Google Mapas
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Manuel Dias Ceballos
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 97.
Abraços, Alfeo.
Se você também tem trens LIONEL e ainda não faz parte do CTT,
mande um e-mail para: alfeo.rohm@yahoo.com.br ou no
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3 comentários :
Alfeo,
Parabéns por mais esta bela pesquisa, uma verdadeira aula.
Abraço.
Antonio Carlos
Восхищаюсь проделанной работе, столько труда.
Tradução do comentário acima: Do grego, Admiro o trabalho realizado, tanto trabalho.
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