• 0
  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 97 - Algumas Curiosidades de São Carlos - SP

| |


Vamos juntos fazer um passeio por alguns locais da cidade por onde até passamos todos os dias ou, periodicamente e, pela correria do dia a dia, não percebemos alguns detalhes curiosos.       
               REGIÃO CENTRAL    
Na praça Dom José Marcondes Homem de Melo, a cúpula da Catedral, principal marco turístico da cidade,       Foto 01




a pintura, que teve início no primeiro semestre  de 2016, foi paralisada e após um ano, está tendo continuidade.    Foto 02


A Praça Santos Dumont, na época a mais linda da cidade, cedeu seu espaço em 1967,     Foto 03


para o Mercado Municipal "Antonio Massei".  Foto 04 


Mas, na esquina da Rua Jesuíno de Arruda, com a Av. São Carlos,   Foto 05

o nome da praça ainda sobrevive como lembrança.   Foto 06

O mesmo acontece na esquina daquela rua com a Rua Episcopal.  Foto 07

O nome da praça continua preservado.  Foto 08


Na confluência das Ruas XV de Novembro e Nove de Julho,       Foto 09

a ortografia na placa ao lado do COLÉGIO ANGLO SÃO CARLOS está errada, "Nobembro".     Foto 10

O brasileiro Ruy Caetano Barbosa de Oliveira, Ruy Barbosa,  foi jurista, político, escritor, filósofo, tradutor e orador. Na cidade há uma rua em sua homenagem, e na esquina da mesma, com a Rua São Sebastião,     Foto 11
a placa com o nome dele consta Rui com "i".     Foto 12
                                             REGIÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO 

No restaurante TREM BÃO, na Av. São Carlos, esquina com a Rua  Rua Jacinto Favoreto,   Foto 13

no jardim externo, há uma seção de trilhos ferroviários de bitola métrica.   Foto 14

 GRANDE VILA PRADO
REGIÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Atrás do pátio ferroviário, onde funciona o Centro de Distribuição  Domiciliar - CDD dos  CORREIOS,    Foto 15


próximo ao portão junto à Rua 24 de Maio.  Os trilhos do ramal ferroviário que serviram  a Companhia Paulista de Armazens Geraes e depois, a Serraria Giongo, com o desgaste do asfalto, estão se tornando visíveis.  Foto 16

Em um desgaste maior, é possível ver a presença de quatro trilhos, um par com o perfil mais estreito, "A" e o outro com o perfil mais largo, "B", ambos com bitola de 55cm. Merece ser emoldurado e incorporado ao Patrimônio Histórico da cidade. Foto 17

Nesta rua,   Foto 18

defronte ao prédio Nº 38, sobrevive um poste de trilho de bonde. Pela inclinação, servia para amarração do poste principal que ficava do outro lado da rua, também conhecido por escora ou espia. Até os anos 60, era comum ver nas ruas e residências seções de trilhos de bondes usados como postes. Com o final do serviço de bondes em 1962, os postes de trilho foram desaparecendo, e hoje se tornaram raridade.  Foto 19

Os trilhos dos bondes de São Carlos, na sua grande maioria, tinham o detalhe de ter uma meia cana em seu perfil para o acoplamento das flanges das rodas daqueles carros de passageiros.  Foto 20

Em maio de 2012, a Perfumaria SUMIRÊ inaugurou sua nova loja na esquina da Av Sallum com a Rua São Pio X - Travessa 7,    Foto 21

e brindou a cidade com a primeira escada rolante. Foto 22

São Carlos se tornou município em 1857, Foto 23

e a primeira escada rolante só chegou depois de 155 anos, em 2012.   Foto 24
                                                                CHÁCARA PAROLO

Ao lado de onde foi o Estádio Ruy Barbosa e Escola Superior de Educação Física,     Foto 25 

hoje, Fundação Educacional de São Carlos - FESC . Foto 26

Na Rua Coronel Marcolino Lopes Barreto, a menos de um quilômetro do centro da cidade, "COMPRA-SE ESTERCO".     Foto 27 

VILA NERY

Na esquina das ruas da Imprensa e Monteiro Lobato,  Foto 28


Uma placa chama a atenção pela simplicidade.   Foto 29
VILA ELIZABETH

Em abril de 2016, foi inaugurada a ponte na Rua Antonio Rodrigues Cajado, sobre o  Córrego Tijuco Preto, ligando o bairro Tijuco Preto à Vila Elizabeth e demais bairros da cidade.   Foto 30

Antecedendo a ponte, a travessia de pedestres era feita por uma passarela metálica,  Foto 31

que hoje só é possível ver a parte dela que está sobre a calha do córrego.  Foto 32

Entrou em desuso, e as duas cabeceiras estão tomadas pela vegetação. Está esquecida e abandonada, mas é patrimônio municipal e histórico.    Foto 33
JARDIM CENTENÁRO

Na Rua Domingos Jorge Velho, na cabeceira do campo de futebol e defronte ao prédio Nº 350, há uma passarela que liga esta rua à Av. Dr. Renato de Toledo Porto.   Foto 34


O cotidiano era haver à direita da passarela um monte de entulho e lixo,    Foto 35

mas alguém colocou uma placa,    Foto 36

e agora, o entulho e o lixo mudaram para o lado esquerdo da passarela...  Foto 37
VILA POTITO

A Vila Potito fica agora em local nobre, Av. Francisco Pereira Lopes, tendo como vizinho à direita, o Passeio São Carlos e, à  esquerda o empreendimento RAIZ AROEIRA, antiga Pedreira.  Foto 38

Em agosto de 2016, os moradores cansados de esperar, se manifestaram: "AO PODER PÚBLICO..." A espera continua, tudo está como estava.   Foto 39

JARDIM JOCKEY CLUB

Na Rua Wesley Herrick, entre a cerca viva da Tecumseh do Brasil SA, uma capelinha mais conhecida por   "Santa Cruz".    Foto 40 

Essas oradas ou ermidas, eram comum principalmente nas rodovias e estradas rurais. Serviam de marco onde havia ocorrido algum acidente automobilístico com morte. Os familiares ou amigos do morto, mandavam construir em sua homenagem.    Foto 41


Internamente sempre há um pequeno altar com imagens de santos, podendo haver a fotografia e nome do morto.  Foto  42

RODOVIA WASHINGTON  LUÍS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-UFSCar

Na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar,    Foto 43

na Área Norte e próximo do Departamento de Química, duas placas...  Foto 44

RECREIO CAMPESTRE
CHÁCARA SÃO VALENTIM

Em 18 de janeiro de 2015 as abelhas chegaram, e se acomodaram em um pedaço de papelão encostado na parede,   Foto 45


Logo a seguir começaram a construir a colmeia na parede e junto ao telhado.  Foto 46

Em abril do mesmo ano,  a colmeia já estava grande...,   Foto 47


e atualmente, após dois anos da chegada das abelhas,  está enorme!   Foto 48                                                                                                                                                                                       Aqui estão registradas apenas dezoito curiosidades, mas procurando por toda São Carlos, certamente  encontraremos muitas outras.                                                                                                      

CRÉDITOS:
Fotos:
01, 05 a 24, 26, 27, e de 30 a 42: José Alfeo Röhm
02:Marina Dino dos Anjos
03, 04, 25, 28,29, e de 45 a 48: Acervo ou autoria,  Valentim Gueller Neto
43 e 44: Daniel Gobato Röhm
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Antonio Carlos Lopes da Silva
Marina Dino dos Anjos
Sergio Paulo Doricci
Valentim Gueller Neto
Agradecimentos:
Sergio Tadashi Wakizaka e Iuquie Wakizaka - Perfumaria Sumirê

Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 98.
                                                         Abraços, Alfeo.

QUERENDO  UTILIZAR  AS  FOTOS,  OU  OS  TEXTOS,  FIQUE  À  VONTADE,  MAS  CITE  OS  CRÉDITOS.

OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.

3 comentários :

Altino Rocha Tininho disse...

Detonar uma praça pra constrir um mercado, é coisa de doido.

Anônimo disse...

Alfeo,
Todos os dias andamos pela cidade sem prestar atenção em seus detalhes curiosos. Seu belo trabalho nos brindou com alguns destes detalhes interessantes.
Parabéns por mais este registro histórico da cidade.
[ ]s.
Antonio Carlos

ocimar.ferreo disse...

parabens pelo belo trabalho.... valoroso

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!