


e incendiados. Foto 05
O imóvel onde estava o carro de passageiros na Rua Tiradentes, foi vendido e demolido, e com a retirada dos muros e dos portões, ele reapareceu! Foto 06
Reapareceu mostrando que até vegetações cresceram junto à sua parede externa. Foto 07
Além da vegetação, Foto 08
também a degradação das madeiras, Foto 09

Se foi da CD ou da CP, é histórico, bitola métrica com um detalhe na cabeceira, TRABIJU - SÃO CARLOS, Fotos 11
Mas na outra cabeceira, o detalhe pode ser SÃO CARLOS - TRABIJU, o que pode indicar que o carro era da Foto 13
Trabiju era uma estação da Douradense, logo após Ribeirão Bonito; nesta terminava o ramal da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que tinha seu início em São Carlos. Foto 14
E esse carro não terminava suas viagens em Ribeirão Bonito, percorria os trilhos da CD e da CP, entre Trabiju e São Carlos. Foto 15
Para sua retirada foi montada uma operação semelhante à da locomotiva Baldwin 821 que, em 25 de junho de 2012, foi transportada da Praça Brasil na Vila Nery, para a Estação Ferroviária - Estação Cultura. Foto 16
Essa locomotiva fabricada em 1891, com 128 anos, provavelmente tracionou esse carro de passageiros, pois além de pertencer à Companhia Paulista, pertenceu também à Estrada de Ferro do Dourado. Foto 17
E, de surpresa, no dia 16 de janeiro de 2019, teve início a grande operação de retirada, com dois guindastes e uma carreta. Foto 18
Bem devagar, o centenário carro foi sendo içado, Foto 19
Fios e poste no caminho. Foto 20
Depois de içado, e com uma operação milimétrica do motorista do caminhão, a carreta de 20 metros foi colocada sob ele e os operadores dos guindastes o acomodaram sobre a mesma. Embora bastante deteriorado por fora, a estrutura interna de madeira suportou bem a movimentação. Foto 21
E iniciou sua passagem pelas ruas da cidade até a Av. São Carlos, e depois, para as rodovias. Foto 22
Foi se despedindo, pois foi comprado por uma grande construtora, ou por um hotel de Águas de São Pedro - SP. Não há a menor dúvida de que a locomotiva Baldwin 821 e ele formariam um lindo par na plataforma da Estação Ferroviária - Estação Cultura, mas entre vê-lo se decompondo na Rua Tiradentes e ser recuperado em outra cidade, é melhor assim. Esse carro é um dos poucos que possui documentação de origem para ser comercializado, foi vendido por cerca de R$ 5.000,00 e o transporte ficou por volta dos R$ 30.000,00. Como foi de surpresa, nem notícia da imprensa virou! Foto 23
Marcelo Romano escreveu na sua página
no Facebook: Foto 24
VEJA MAIS
O REGRESSO AO LAR Foto 25
CRÉDITOS:
Fotos:
01 e 02: Google Maps
03 e 05: Acervos Fundação Pró Memória de São Carlos,
Alexandre Margarido e Valentim Gueller Neto
04: Acervos Fundação Pró Memória de São Carlos,
Olyntho Aloisio Censoni e Valentim Gueller Neto
06, 07, 08, 11, 14, 15 e 24: Facebook - Marcelo Romano
03 e 05: Acervos Fundação Pró Memória de São Carlos,
Alexandre Margarido e Valentim Gueller Neto
04: Acervos Fundação Pró Memória de São Carlos,
Olyntho Aloisio Censoni e Valentim Gueller Neto
06, 07, 08, 11, 14, 15 e 24: Facebook - Marcelo Romano
09, 10,18,19,20,21, 22 e 23: Theodósio Salvador Mosca Pugliesi
12, 14, 16, 17 e 25 José Alfeo Röhm
PARTICIPARAM:
Maria Nazareth, Daniel, Lika e Gabriel Röhm
Prof. Dr. Roberto A. Martins
Raquel Sündermann
Theodósio Salvador Mosca Pugliesi
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 104.
Abraços, Alfeo.
QUERENDO UTILIZAR AS FOTOS, OU OS TEXTOS, FIQUE A VONTADE, MAS, CITE OS CRÉDITOS.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
11 comentários :
Do Sergio Paulo Doricci por e-mail
09:24 (Há 3 horas)
Bom dia Carlopolitanos
Apesar de deteriorado, pouco visível, vai deixar saudade.
Do Roberto A. Martins - Facebook
Trabalho investigativo sensacional de um apaixonado por trens, Alfeo Röhm. Esse vagão serviu de moradia por muito tempo para alunos da UFSCar e USP
Do Fernando Costa Lopes - Facebook, Eu tive o prazer de conhecer o vagão quando era moradia de uns amigos da federal. A instalação era confortável e espaçosa. Muito alto astral!!!
Do Ocimar Pratavieira - Facebook, existem outros dois carros em situação regular... ou seja, com a documentação de compra no leilão..um deles esta na região do broa, perto do iate clube, e outro, um carro correio/ bagagem esta num sitio na região da fazenda do conde, e serve como deposito de materiais e ferramentas do sitio...
É uma grande pena que o Rui tenha deixado este carro neste estado. Esperamos que seja restaurado e tenha um bom lar.
Do
Alberto Henrique Del Bianco - facebook, R.I.P.
Do Vanderlei Antonio Zago - Facebook, Que história!!! Seria recuperável para a 821, com certeza. Enfim.... E fica de alerta para quem acha que é só comprar um vagão ou carro em leilão bem baratinho e depois ter que retirar... e PAGAR muuuito mais do valor dele só no transporte.
Do Wanderley Duck por e-mail,
Boa noite, Alfeo.
O meu amigo Alberto, copiado nesta, vai gostar muito de ver esse carro da Douradense.
Abração !!!
É um crime, deixar esse equipamento à sua própia sorte.
Olá.
Se não me engano havia um vagão na rua General Osório, próximo de onde hoje é a Jabu. Tem-se notícias dele?
Mauricio.
mauricio.possa@gmail.com
Olá Mauricio, obrigado por acompanhar o Lugar do Trem! Creio que era uma lanchonete, mas não tenho notícias dele. Abraço.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!