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  • 1 Faculdade Dom Pedro II - São Carlos-SP (1928-2009)
    Acervo Valentim Gueller Neto
  • 2 Bonde da Carne São Carlos–SP (1912-1962)
    Acervo Raymond DeGroot
  • 3 Estação Ferroviária de São Carlos-SP (1925)
    Acervo Valentim Gueller Neto

Estação 30 - Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araujo" - Araraquara-SP

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Fotos 01 e 02













se uniram e em 26 de agosto de 2011, inauguraram o
Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araujo" Logos 01, 02, 03, 04 e 05

Na linha do tempo, a Família Ferroviária de Araraquara trabalhou muito e se preparou para o dia 18 de janeiro de 1885, data em que às 10h, chegou o primeiro trem da Estrada de Ferro Rioclarense naquela cidade.

Estes 126 anos ferroviários estão agora ricamente representados no Museu, através de fotos, documentos, mobilários, vestuários, peças, intrumentos, ferramentas, veículos, e modelismo. Foto 03: Linha do tempo - Foto 04: Inauguração da Ferrovia.

OS ACERVOS:

Através dos acervos é possível reviver a grande viagem da vida profissional do ferroviário da Estrada de Ferro Araraquara -
que começava nos cursos técnicos de formação qualificada. Foto 05 - Quadro de formatura da turma de 1942 - logo 06



Após a conclusão do curso, ele ganhava a identidade profissional e
Foto 06













também o uniforme. Foto 07













Através dos anos, ele ia conhecendo cada detalhe que compunha a ferrovia; a pilha de Lecianché que era usada no telégrafo e no telefone magneto, o lacrador de vagões,
Foto 08











os lampiões portáteis de cauda da composição,
Foto 09
















o apito de locomotiva a vapor,
Foto 10














os testes de aferição de manômetros,
Foto 11

















o velocímetro com tacógrafo das locomotivas elétricas,
Foto 12
















o telefone portátil a magneto que utilizava
pilha de Lecianché de 1,5 voltz,
Foto 13








e as ferramentas e instrumentos.
Foto 14














MOBILIÁRIO:
Para o ferroviário chegar nos dormitórios da estação, que hoje abriga as salas do Museu, subia pela escada do pavimento térreo para o superior e chegava nestes corredores. Foto 15






Se ele trabalhava na Administração, tinha direito a uma escrivaninha em madeira de lei como esta. Foto 16








Se o trabalho fosse na plataforma,
transportava as encomendas e as bagagens. Foto 17




Nas composições de 2ª classe, zelava para que os bancos de madeira estivessem sempre perfeitos para os passageiros. Foto 18








PAINÉIS FOTOGRÁFICOS:

Mas, se trabalhava nas composições de passageiros, tinha que mantê-las impecáveis e cumprir os horários. Foto 19















Quando conquistava uma vaga no carro-restaurante, era porque já havia demonstrado que sabia muito da EFA e também da culinária que era servida aos passegeiros da 1ª classe. Foto 20













Para substituir as locomotivas a vapor e os carros de madeira, foram chegando as locomotivas elétricas e os carros de aço. Para o ferroviário começou um novo tempo e um novo aprendizado. Foto 21













Nos carros de 1ª classe, as poltronas eram estofadas e reclináveis, um luxo! E o ferroviário, mantinha todas impecáveis diariamente. Foto 22














No auditório, na foto lateral, as poltronas de um carro e no centro, poltronas para a platéia.
Foto 23









Com o final da eletrificação, as composições passaram a ser tracionadas por locomotivas a diesel e o ferroviário teve que aprender mais uma vez. Foto 24







HOMENAGEADOS:
Para receber os acervos, o Museu e cada sala
receberam nomes que homenageiam aqueles que
dedicaram suas vidas à EFA, ou que, de alguma
maneira, fizeram parte dela.







Fotos: 25 e 25.1












Fotos 26 e 26.1

















Fotos 27 e 27.1












Fotos 28 e 28.1












Foto 29 e 29.1








Fotos 30 e 31

Fotos 32, 33 e 33.1




Fotos 34 e 34.1










E, após conhecer essas pessoas homenageadas e muitas outras, fazer muitos amigos e colegas, ter convivido com muitos momentos de alegria e tristeza e ter trabalhado 25 ou 30 anos com muita dedicação, terminava a grande viagem profissional do ferroviário da Chegava o momento solene da aposentadoria.
Fotos 35 e 35.1 - Logo 0 7


Veja mais:

O IMPARCIAL (2)

Jornal de Araraquara

Prefeitura Municipal e Secretaria da Cultura de Araraquara

ABPF

AFA

UNIARA

A minha idéia aqui, é apenas mostrar um pequeno resumo de tudo daquilo que é o Museu Ferroviário de Araraquara. O melhor mesmo é você ir lá para conferir cada sala e cada detalhe dos acervos.

Indo à Araraquara - SP, ou estando de passagem, não perca a portunidade!

Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araujo"
Rua Antonio Prado s/n - Centro - CEP 14801-270 fone: (16) 3332-3739
Expediente: 2ªs á 6ªs das 8h às 17h - Sábados das 9h às 11h.

Clique sobre o mapa para ampliar. Foto 36

Créditos:
Fotos:
01 a 03, 05 a 25 e 27 a 35: José Alfeo Röhm
04: Jornal O Imparcial de Araraquara - 27/8/2010 - Arquivo Histórico de Rio Claro
32: Joel Nunes do Prado
33 e 33.1 - Nereide Gentil Francica
36: Google Mapas
Painéis fotográficos e placas de homenagens: Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araujo"

Logos:
01 e 02 -
GOVERNO POPULAR e SECRETARIA DE CULTURA
E FUNDART DE
ARARAQUARA : Prefeitura Municipal de Araraquara
03 - ABPF: Associação Brasileira de Preservação ferroviária
04 - AFA: Associação de Ferreomodelismo de Araraquara
05 - UNIARA: UNIARA - Centro Universitário de Araraquara

06 e 07 - EFA: Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araujo"
Colaboraram:
Daniel e Maria Nazareth Gobato Röhm
Joel Nunes do Prado
José Luis Braz Leme
Nereide Gentil Fancica
Rodolfo Brabetz - "Bisão"

Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 31.
Abraços, Alfeo.

OBS: Se você tiver alguma dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo e cite o seu nome no final do texto.

6 comentários :

Anônimo disse...

Alfeo,

Parabens pela postagem e pelo blog.

Excelente trabalho

Abraços.

ocimar.ferreo disse...

VALEU GRANDE MESTRE !!!!

MAGNIFICO TRABALHO... PARABENS !!!

Fernando Loffredo disse...

Parabéns pela excelente descrição histórica.
Realmente, um trabalho magnífico.

Stella Maria disse...

Maravilhoso o Museu de Araraquara, meu caro Alfeo!

Como é bom viajar no tempo!! E num belo tempo em que só os museus podem nos proporcionar!
Abrigada, Stella

Hass disse...

Maravilhoso!!! verdadeiras relíquias. Parabéns a todos os empreendedores para o surgimento desse museu.

Anônimo disse...

Excelente reportagem. É bom saber que há algum trabalho a favor da preservação da nossa história ferroviária.
Parabéns!
Balan

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