
Quando, em 24 de   abril de 2010, eu fiz a Estação 08 sobre a maquete ferroviária do Sr Walter  Scharf, só foi possível postar nove fotos em branco e preto, integrantes da matéria da Revista Esporte Modelismo Nº 13, de 1984, que me foi enviada pelo amigo Flavio Cavalcanti, de Brasília, editor do site Centro-Oeste, Foto 01  

Eu não lembrava, mas em 17 de novembro de 2007, o amigo Paulo Roberto Guedes de Camargo, de São Carlos - SP, me presenteou com um DVD, com alguns vídeos ferroviários e entre eles, um da maquete do Sr Walter que ele filmou em 7 de Setembro de 1988. O vídeo foi todo gravado em macro, mostrando muitos detalhes da maquete. Fiz a captura de algumas imagens e assim foi possível construir esta Estação que complementa a 08. Foto 02
CLIQUE  SOBRE  AS  FOTOS   QUE  AMPLIAM
  
Eu não lembrava, mas em 17 de novembro de 2007, o amigo Paulo Roberto Guedes de Camargo, de São Carlos - SP, me presenteou com um DVD, com alguns vídeos ferroviários e entre eles, um da maquete do Sr Walter que ele filmou em 7 de Setembro de 1988. O vídeo foi todo gravado em macro, mostrando muitos detalhes da maquete. Fiz a captura de algumas imagens e assim foi possível construir esta Estação que complementa a 08. Foto 02
 Agora, vamos para a Estação para darmos um passeio pelos 210 metros de trilhos da maquete. Vamos embarcar nessa  litorina panorâmica e através dos vidros das janelas e do teto envidraçado, vamos contemplar alguns detalhes.  Foto 03
Agora, vamos para a Estação para darmos um passeio pelos 210 metros de trilhos da maquete. Vamos embarcar nessa  litorina panorâmica e através dos vidros das janelas e do teto envidraçado, vamos contemplar alguns detalhes.  Foto 03 
 a litorina passa sobre os pontilhões sustentados em arcos; Foto 05 
 Ganha o elevado de  construção mais moderna, área da maquete que ainda estava sendo construída. Foto 07
Ganha o elevado de  construção mais moderna, área da maquete que ainda estava sendo construída. Foto 07 Segue, e a visão é de um caminhão carregado e do motorista acenando para os que estão na litorina. E do outro lado,  uma torre de comunicação. Foto 10
Segue, e a visão é de um caminhão carregado e do motorista acenando para os que estão na litorina. E do outro lado,  uma torre de comunicação. Foto 10 A litorina passa pela via inferior, ao lado das colunas dos viadutos sustentados pelos arcos e a visão dos mesmos é fantástica! Foto 12
A litorina passa pela via inferior, ao lado das colunas dos viadutos sustentados pelos arcos e a visão dos mesmos é fantástica! Foto 12 Chega  em uma segunda estação ferroviária e através dos vidros, é possível ver de um lado  uma composição de carga e do outro,  um trem de passageiros. Foto 13
Chega  em uma segunda estação ferroviária e através dos vidros, é possível ver de um lado  uma composição de carga e do outro,  um trem de passageiros. Foto 13 Vai deixando o pátio ferroviário e através das janelas podemos ver um chalé europeu ladeado de pinheiros. Foto 14
Vai deixando o pátio ferroviário e através das janelas podemos ver um chalé europeu ladeado de pinheiros. Foto 14 Faz a grande curva em "M", da cabeceira da maquete pela via mais elevada, de onde é possível avistar-se os detalhes das vias elevadas. Foto 16
Faz a grande curva em "M", da cabeceira da maquete pela via mais elevada, de onde é possível avistar-se os detalhes das vias elevadas. Foto 16 Saindo da curva, passa pela pequena vila e pelas janelas é possível ver as pequenas moradias. Foto 17
Saindo da curva, passa pela pequena vila e pelas janelas é possível ver as pequenas moradias. Foto 17 Então agora, vamos fazer uma caminhada pela maquete para ver outros detalhes que não puderam ser vistos da litorina. Prédios da VOLKSWAGEN e da SIEMENS. Foto 21
Então agora, vamos fazer uma caminhada pela maquete para ver outros detalhes que não puderam ser vistos da litorina. Prédios da VOLKSWAGEN e da SIEMENS. Foto 21 Entrando no pátio ferroviário, uma estação ferroviária moderna   Foto 29
Entrando no pátio ferroviário, uma estação ferroviária moderna   Foto 29 e a diesel.  Para não cansar muito nessa caminhada, ficamos por aqui, mas se você quiser ver muitos mais detalhes, veja o vídeo abaixo com 30 minutos de imagens incríveis! No início dos anos 90, essa maquete foi desmontada, e o Sr Walter  transferiu -se para São Carlos onde passou a ser o Mestre dos ferreomodelistas de São Carlos - SP,  vindo a falecer em 22 de outubro de 1999.  Foto 40
e a diesel.  Para não cansar muito nessa caminhada, ficamos por aqui, mas se você quiser ver muitos mais detalhes, veja o vídeo abaixo com 30 minutos de imagens incríveis! No início dos anos 90, essa maquete foi desmontada, e o Sr Walter  transferiu -se para São Carlos onde passou a ser o Mestre dos ferreomodelistas de São Carlos - SP,  vindo a falecer em 22 de outubro de 1999.  Foto 40
 VEJA MAIS
CRÉDITOS:
Fotos:
01: Revista Esporte Modelismo Nº 13 - 1984
Acervo: Flavio Cavalcanti - Centro Oeste
02 a 41: José Alfeo Röhm -  fotogramas do vídeo de   autoria
de Walter Scharf, gravado em 07 de Setembro de 1988
03, 04 e 20 e vídeo: Tratamento digital - Marina Dino dos Anjos
Participaram:
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Paulo Roberto Guedes de Camargo
Sergio Paulo Doricci
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 80.
                                                         Abraços, Alfeo.
QUERENDO  UTILIZAR  AS  FOTOS,  OU  OS  TEXTOS,  FIQUE  À  VONTADE,  MAS  CITE  OS  CRÉDITOS.
OBS: Se você tiver dificuldade em fazer um comentário na janela aí abaixo, entre como anônimo, e cite seu nome e e-mail no final do texto.
 
 
 
 



























 
 
 
 
 
 
 
 
1 comentários :
ao ver essas imagens das maquetes , que por sinal estão belíssimas , esta em destaque a litorina , conheci uma quando era garoto ali na cidade de Cravinhos , a gente morava perto da antiga estação , belas recordações..
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!