Poder ver esse mapa do município de São Carlos-SP de décadas passadas, foi uma grande surpresa! Além de contrastar com linha preta e mais grossa os limites do município, mostra também detalhes da região, municípios, fazendas, rios, estradas de terra, ferrovias, etc.. Foto 01
Com o mapa, e um lote de fotos das estações ferroviárias dos ramais métricos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de Ribeirão Bonito e de Santa Eudóxia, que comprei no Foto Arte, do fotógrafo José João, o "Alemão" e mais algumas, cedidas por amigos, resolvi fazer estas duas viagens ao passado.
Como o mapa é muito grande e difícil de ampliá-lo nesta página, fiz dois recortes, um com cada ramal.
Ambos tinham seus inícios na Estação de São Carlos-SP - Foto 02
Clique sobre as fotos para ampliá-las.
RAMAL SÃO CARLOS - RIBEIRÃO BONITO Foto 03
Este ramal tinha seu início em São Carlos-SP, partia da cabeceira direita da plataforma, acompanhava a linha tronco da CPEF para Araraquara, por uns 2,5Km, e, um pouco antes do pontilhão sobre a atual Av. Tancredo de Almeida Neves, "Avenida das Torres", derivava à esquerda, e contornava toda a grande Vila Prado. Naquela vila, os trilhos faziam uma grande ferradura, e saindo do perímetro urbano, começavam as propriedades rurais e as estações que serviam as mesmas: ANGICO, MONJOLINHO, JACARÉ e RIBEIRÃO BONITO. Não aparecem no mapa a Estação de SANTO IGNÁCIO que ficava entre as de Jacaré e Ribeirão Bonito e o posto telegráfico TAMANDUÁ, que ficava entre as estações de Santo Ignácio e Ribeirão Bonito. Tinha aproximadamente 60 Km e, segundo os antigos de São Carlos, a grande ferradura na Vila Prado, foi para atingir a quilometragem mínima para a concessão do ramal. Foi inaugurado em 1894 e operou por 75 anos, até 1969.
A PRIMEIRA VIAGEM, VAMOS EMBARCAR?






A usina gerava os 800 volts, em corrente contínua, para a ferrovia urbana dos bondes em São Carlos, da CPE - Companhia Paulista de Eletricidade, operou de 1914 a 1962, hoje é um museu. Foto 10



Quando a família decidia batizar o neném em São Carlos, o transporte do recém nascido e familiares era pelo trem a vapor. A 4ª parada era na fazenda Santo Ignácio. Foto 13

A celebrações dos batizados e casamentos aconteciam na antiga Matriz de São Carlos Borromeu, inaugurada em 1857 e demolida em 1949, cededendo o espaço para a atual Catedral. Foto 15
AGORA, VAMOS RETORNAR À ESTAÇÃO DE SÃO CARLOS, E FAZER A BALDEAÇÃO PARA SANTA EUDÓXIA.
RAMAL SÃO CARLOS - SANTA EUDÓXIA Foto 16
Saía da cabeceira esquerda da Estação de São Carlos-SP, e acompanhava a linha tronco da CP para São Paulo, por aproximadamente 1Km, derivava à esquerda e passava ao lado da "SAMBRA" - Óleos Vegetais, e depois pela atual praça Itália. Seguia pela Vila Isabel, vila que deu início ao povoamento da cidade, até o pontilhão sobre a Rodovia Washington Luis e adentrava na zona rural. No mapa, estão todas as estações: BABYLONIA, FLORESTA, CANCHIM, CAPÃO PRETO, ÁGUA VERMELHA, , ARARAHY, ALFREDO ELLIS e SANTA EUDÓXIA. Tinha aproximadamente 63km. A inauguração do ramal deu-se em 1892, e seu final, 70 anos depois, 1962.
A SEGUNDA VIAGEM:



O projeto "Caminho dos Pinhais", quando implantado, vai recolocar parte dos trilhos no leito daquele ramal, entre a Estação de São Carlos e a praça Itália. Na foto, à esquerda da linha tronco da CP. Foto 19









Cia Fiação e Tecidos São Carlos, a "Tecidão", que tinha um ramal particular entre o pátio de São Carlos e a Indústria. Foto 30



A Serraria Santa Rosa, demolida, hoje é a loja 22 da rede Jaú Serve Supermercados. Foto 35 FIM DA SEGUNDA VIAGEM
QUASE NADA RESTOU
E, entre 1962 e 1969, tudo acabou. Das 14 estações entre os dois ramais, 9 ainda sobrevivem, mas, a maioria perdeu suas características originais. No ramal de Ribeirão Bonito ainda é possível ver as estações de MONJOLINHO, SANTO IGNÁCIO e RIBEIRÃO BONITO. E no ramal de Santa Eudóxia, as estações de BABYLONIA, FLORESTA, ÁGUA VERMELHA, ARARAHY, ALFERDO ELLIS e SANTA EUDÓXIA. Cada estação era o início de um povoado com algumas casas e algum comércio. Com o fim dos ramais, as casas se esvaziaram e os comércios fecharam. Das estações sobreviventes, nenhuma foi preservada como um símbolo ferroviário e se tornaram moradias, depósitos, fábrica, prefeitura, restaurante e escolas. E hoje, os jovens de São Carlos, sequer ouviram falar que da estação ferroviária partiam os dois trenzinhos...
SOBRE O MAPA DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
Além dos ramais ferroviários já mencionados, aparecem também no mapa: a) A linha tronco da Companhia Paulista de Estradas de Ferro entre São Carlos e Araraquara. b) A Tramway da Companhia União Agrícola Morgante, que, em 1920, passou a ser a Ferrovia da Usina Tamoyo, entre a estação de Tamoyo da CP e a margem do rio Jacaré Grande, e entre Chibarro e a Fazenda das Flores e Margem do córrego Brejo Grande. d) Em Araraquara, detalha seguimentos dos trilhos da CP e da Estrada de Ferro Araraquara - EFA. e) Em Rincão, os trilhos da CP e do ramal Mogy Guassu. Futuras postagens.
SOBRE A DATA DO MAPA
a) A estação de Santo Ignácio foi inaugurada em 1912, e não é citada..
b) No mapa aparece "Tramway da Companhia União Agrícola Morgante" e em 1920, passou a ser Ferrovia da Usina Tamoyo.
c) As estradas rodoviárias aparecem como " Estrada para Automóvel", e a principal rodovia da região, a Washington Luis - SP 310, fundada em 1923, não é citada.
Com esses dados, tudo leva a crer que esse mapa foi impresso antes de 1912. Veja o mapa ampliado clique AQUI.
VEJA MAIS:
CRÉDITOS:
FOTOS:
01, 02, 03 08, 16, 23 e 25 : Acervo Valentim Gueller Neto
22: Foto Colombo - Acervo Valentim Gueler Neto
04, 07, 09, 14, 17, 20,21, 24
26, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34
e 35: Foto Arte - José "Alemão" João, - São Carlos-SP
05: Acervos Thomas Correa e Vanderley Duck
06: Acervo Marco Aurelio Alves da Silva
10: Filemon Peres - Almanach de São Carlos - 1916-1917 - Acervo Foto Arte
11: Estações Ferroviárias do Brasil - Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht
12 e 15: Acervo Antonio Carlos Lopes da Silva - Revista Raça 1929 - 1933
13: Sergio Paulo Doricci
18: Autor desconhecido - Acervo José Alfeo Röhm
19: Geraldo Godoy - ABPF
27: Filemon Peres - Álbum Centenário da Companhia Paulista
de Estradas de Ferro - Acervo Foto Arte
PARTICIPARAM:
Antonio Carlos Lopes da Silva
Luis Antonio ferro Gobato
Maria Nazareth, Daniel e Lika Röhm
Ralph Mennucci Giesbrecht
Sergio Paulo Doricci
Agradecimentos:
Ralph Mennucci Giesbrecht
Obrigado por sua agradável companhia, nos encontraremos certamente na Estação 53.
Abraços, Alfeo.
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10 comentários :
Será que um dia voltaremos a ter essa pujança nas nossas ferrovias?
Seria muito bom...
Bela matéria...
Abração!
(((BETO)))
Grande Alfeo, ainda bem que voce existe, parabens por ajudar a manter e divulgar essas imagens que a modernidade "devorou"
bem , tive o grande prazer de conhecer o Ramal que ia até Santa Eudóxia e o Ramal de Ribeirão Bonito conheci até a estação Monjolinho , pois eu morei ali na fazenda Monjolinho , lembro que no ramal de Santa Eudóxia os trens era Maria Fumaça e no ramal de Ribeirão Bonito era maquinas a diesel , residi na região até 1966 , depois fui morar em São Paulo , hoje resido no estado do Espírito Santo , muitas saudades daquela época , das fazendas da região , pois conheci varias , da bela cidade de São Carlos de onde tenho belas recordações.....
Meus avós viveram algum tempo em Santa Eudóxia, isto por volta de 1929, quando nasceu o meu tio Ormindo Tangerino. Faz tempo.
Trabalho maravilhoso,pena que não tenha a estação RETIRO (nasci no sitio Retiro próximo a estação.
Grande Alfeo.
Que trabalho maravilhoso, assim como sempre foram seus aeromodelos. Abraço. Neto
Simplesmente sensacional, lembro da linha ferrea que ia para Ribeirão Bonito quando era garoto, hoje tenho 65 anos e nas minhas pedaladas de bike, ainda tenho a oportunidade de ver algumas reliquias desse bela história, Monjolinho, Santo Inacio, e outras
Ótimo acervo de informações para um documentário. Parabéns aos envolvidos!
Lembro qdo pequeno, ao passar pela rod. Washington Luiz, onde hoje há o atacadista Tenda, havia um posto de gasolina chamado " Maracanã" e ao lado esquerdo havia uma passagem aérea (pontilhão) com os trilhos ,por onde passava o referido trem que seguia para Sta Eudoxia!!! Obs: a rodovia ainda era pista simples!
Alguém sabe dizer se existia nos anos finais da década de 60 uma linha ou locomotiva passando pela estação de São Carlos que era chamada de Mogiana?
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